Entenda alguns problemas de indexação com o Google

Problemas indexação com o Google

Problemas de indexação: o que será que fiz de errado?

Uma dúvida recorrente quando há queda de visitantes no site é se o mesmo recebeu algum tipo de punição. Claro, há alguns casos em que o desenvolvedor faz uso de técnicas Black Hat e o site pode ser punido, mas na maioria dos casos o problema não é o Google, o problema é o próprio site. Isso mesmo! Basicamente há 3 fatores que fazem um site perder classificação no Google (sem contar punição):

  • O Concorrente investiu pesado em SEO e web marketing: uma causa natural e óbvia para o seu site ter perdido posições nas Search Engines é o fato do concorrente ter investido em SEO. Quando dizemos que o concorrente investiu mais em SEO, não estamos falando em dinheiro, falamos em qualidade. Nem sempre serviços caros são os melhores o que vale são boas estratégias técnicas, além de conteúdos virais.
  • Sua empresa parou de investir em SEO: mesmo que os resultados de SEO tendem a permanecer no curto prazo, caso pare de investir é comum a perda de posicionamento no longo prazo. Há vários fatores: mudanças de tecnologia, concorrência, manutenção técnica, etc. No longo prazo os concorrentes podem te alcançar, novas tecnologias vão sendo disponíveis e precisam ser incorporadas, servidor ficou lento, etc. A manutenção preventiva de qualquer serviço é importante.
  • Falta de originalidade: muitos sites baseiam seu conteúdo em conteúdo original, especialmente desenvolvido pela equipe criativa. Quando há cortes no departamento, ou na verba destinada ao setor de conteúdo, geralmente os investimentos são destinados a empresas terceirizados que podem produzir conteúdo de baixa qualidade criativa (apesar de bem redigidos). A diminuição da frequência de publicação também impacta bastante na métrica de “freshness” do seu site.

Os problemas técnicos e o SEO

Além dos problemas externos citados acima, alguns problemas técnicos internos também podem influenciar negativamente o desempenho do seu site:

  • Servidor ineficiente ou sobrecarregado: se o servidor onde o seu site está hospedado é ineficiente ele dificulta o trabalho do Googlebot e a indexação do seu site pelo Google fica prejudicada. Quanto mais rápido for o servidor melhor o Googlebot e os crawlers em geral trabalham. O tempo de resposta de cada requisição precisa atender a critérios mínimos. Políticas de cache podem auxiliar neste processo também.
  • Páginas muito grandes (em quantidade de MB): quando as suas páginas são muito grandes, ou utilizam alguma tecnologia antiga, a indexação também fica prejudicada, pois o Googlebot é ajustado para ter um maior desempenho lendo sites com tecnologia mais atual. Os crawlers estão sempre evoluindo devemos sempre evoluir a tecnologia dos nossos sites junto com eles.
  • Uso de Adobe Flash: sites construídos em Flash são um osso duro de roer para os crawlers. Apesar do Googlebot ser capaz de indexar conteúdos em Flash, o indicado é sempre utilizar HTML ou HTML5. Caso precise de alguma firula, é sempre indicado utilizar CSS e javascript.