Sobre o autor

Vinicius Paes

Olá, eu sou o Vinicius Paes!

Sou natural da cidade de Volta Redonda, no interior do estado do Rio de Janeiro. Mas com um pé em Minas Gerais, local de residência/origem de praticamente toda minha família.

No ensino superior, tive oportunidade de estudar na Universidade Federal de Itajubá, onde concluí o curso de graduação em Ciência da Computação no ano de 2008.

 

Após formado e inserido no mercado de trabalho, tive consciência da afinidade que tinha para projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), e decidi dar continuidade nos estudos.

Em 2012 concluí meu mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação na UNIFEI. Uma trajetória gratificante, principalmente pelo conhecimento adquirido e pelas amizades formadas. Um grande abraço para meu orientador, o Prof. Dr. Enzo Seraphim.

 

De volta ao mercado de trabalho, surfei uma onda satisfatória com o boom das mídias sociais, e-commerce, etc. A web estava sendo desbravada nesta época, com grande demanda por profissionais de tecnologia e soluções práticas. Consegui ainda espremer minha carga horária e conciliar algumas matérias do doutorado.
E após este período no doutorado, como aluno especial, tive novamente a certeza e vontade de focar na continuidade dos estudos.

 

Em 2020 foi o ano de conclusão do meu Doutorado, um período de grandes desafios, em parte, por ter realizado o doutorado em outra área, em Engenharia de Produção. Participei de vários projetos de pesquisa, escrevi artigos e conheci grandes pesquisadores. Faço sempre críticas diante a elaboração de artigos científicos. Vejo as Universidades como motores para desenvolvimento da economia. Na minha opinião, seria mais satisfatório para a sociedade, caso as universidades tivessem um foco na solução de problemas práticos do Brasil. Seja fomentando as teses de doutorado para se tornarem startups, ou talvez a mudança do foco de elaboração de artigos científicos para elaboração de patentes.

Para aqueles que tem curiosidade sobre a área acadêmica, só tenho a agradecer o corpo docente do mestrado e doutorado, principalmente meus orientadores. Não existia uma barreira de professor/aluno, todos eram tratados como iguais, como amigos. Um abraço especial também para meus orientadores do Doutorado, o Prof. Dr. Anderson Paulo de Paiva e Pedro Paulo Balestrassi.

Algumas publicações que participei junto com colegas pesquisadores do centro de pesquisa do NOMATI, na UNIFEI:

Este pequeno resumo, mostra um pouco sobre minha trajetória como empreendedor e como pesquisador, ambas muito benéficas para desenvolver minhas habilidades específicas. Devido a minha formação principal em Computação, consequência da minha afinidade por tecnologia, tive oportunidade de trabalhar em diversas áreas. Segue algumas experiências práticas/profissionais: