
M
- Machine-Generated: desenvolvimento automático de páginas para web sites, especificamente a construção de doorway pages. São softwares que fazem de forma automática a criação de páginas e conteúdo. Porém, na grande maioria, utiliza de técnicas Black Hat SEO para este propósito.
- Manual Submitting: e o processo de submeter o endereço de seu web site manualmente para uma search engine ou diretório de pesquisa.
- Meta Description Tag: é uma meta tag que faz parte da estrutura do código html para descrever o propósito e foco de um determinado site web.
- Meta Keywords Tag: é uma meta tag que faz parte da estrutura de código html para descrever as principais keywords relevantes para aquela página web.
- Meta Search: resultados de busca oriundos de diversas fontes distintas, e consolidados na página de pesquisa de algum mecanismos de busca. Este termo associado as search engines também recebe o nome de meta buscador.
- Meta Tag Stuffing: é o uso repetitivo de palavras-chave na “meta keyword tag”, e também uso de keywords não relacionados ao propósito do site.
- Meta Tag: é uma meta-informação (denominada também como informação da informação) associada a página web, dentro de seu código fonte, porém invisível aos usuários.
- Mirror: Ver Replica.
- Mod_rewrite: módulo ou plugin do servidor Apache que pode ser utilizado para reescrever URL requisitadas dinamicamente.
- Mouse Over: propriedade de alguns elementos de propiciar interação com o visitante ao momento que o mesmo aponta o ponteiro de seu mouse em cima de certas áreas.
- Mozilla Firefox: é um web browser muito popular na internet pelas possibilidades de customizações oferecidas. É gratuito e sob licença open source, desenvolvido pela Mozilla Corporation e comunidade de contribuidores externos.
- MSN: tem como referência o mecanismo de comunicação da Microsoft e também sua search engine.
- Marketing em Sites de Busca: Ver Search Engine Marketing.
- Mecanismo de Busca: são os famosos sites de busca, que disponibilizam sites para pesquisa relevantes as palavras-chave inseridas pelos usuários.
- Meta Tags: são componentes essenciais em um código html para a melhor interação do site com os mecanismos de busca. Estão presentes principalmente no cabeçalho do código fonte, e são transparentes ao usuário, porém de grande relevância no estruturamento da página.
- Meta Title Tag: tem como funcionalidade a definição do modo de exibição do título da página perante os mecanismos de busca.
- Meta Robots Tag: esta meta tag tem como funcionalidade a definição de indexação perante os sites de busca. É possível habilitar a mesma para indexação, ou mesmo negar que isto ocorra. É uma alternativa para webmasters que não tem possibilidade de incluir arquivos de robots.txt .
- Mashups: é a integração de serviços on-line para melhor experiência do usuário. Como a integração do Google Earth com um serviço de agência de viagens, exemplificando os pontos de interesse com esta ferramenta.
- Motor de Busca: ou search engines. São os algoritmos por trás dos sites de busca que retornam os resultados perante as palavras-chave definidas para pesquisa pelo usuário.
N
- Navigation bar (nav bar): a base de navegação de um site, geralmente é acondicionada no canto esquerdo de um web site com seus itens enfileirados. É um fator crucial para a usabilidade de um web site, e relevante a construção de sitelinks pelos mecanismos de busca.
- Negative Keyword: termo referenciado pelo Google Adwords para uma forma de comparação de palavras-chave. Desta maneira um contratante do serviço de propagandas por solicitar que seu anúncio não seja associado a certos termos, ou palavras-chave (keywords). Esta prática garante que apenas tráfego relacionado será atraído pelo anúncio.
- Negative SEO: prática de ataque para diminuir o SEO de um web site perante os mecanismos de busca.
- Noframes Tag: é uma alternativa para navegadores de internet antigos ou spiders obsoletos de search engines. Sua utilização dentro de um frameset em um código HTML sem frames. É uma opção a colocação de texto com rico acervo de palavras-chave nas tags “noframes” caso seu site utilize frames. Porém a reformulação do site, é uma melhor solução.
O
- On-theme: referência a um conteúdo específico a um tópico em particular.
- Outbound links: conhecidos também como “links de saída”, são os links direcionados para outros web-sites, estes que não se encontram no mesmo domínio.
- Overture: nome inicial para o programa de publicidade pay-per-click do Yahoo!, foi rebatizado em 2005 com o nome de Yahoo Search Marketing.
- Otimização de Sites: processo de re-estruturação de um web site perante as normas W3C/WebStandards, desta forma há uma melhor aceitação do mesmo pelos mecanismos de busca ou Search Engines, também recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization).