Seopedia – Dicionário SEO

A

  • Absolute Link / Link Absoluto: ou Links Absolutos, são links que referenciam o caminho completo para seu destino. Exemplo.: <a href=”https://viniciuspaes.com/SEO.html”>SEO</a>. Onde o caminho está sendo referenciado por completo, caso o endereço seja acessado dentro do mesmo diretório seria possível apontá-lo de maneira relativa, como exemplo: <a href=”SEO.html”>SEO</a>
  • Acessibilidade: é a prática de desenvolvimento para auxiliar pessoas deficientes, especialmente em pessoas cegas. Com esta prática, há desenvolvimento de web sites especiais com possbilidades de ampliação de caracteres para pessoas com cegueira parcial. Ou mesmo desenvolvimento de sistemas de voz, para auxiliar aqueles com cegueira total.
  • AdSense: Como exemplo o Google Adsense, uma prática de exibição de links patrocinados em web sites de qualquer tamanho e propósito. Há relevância nos links exibidos pelo adsense e os textos encontrados na página onde estão inseridos, para os usuários serem direcionados a serviços/produtos de interesse. É uma forma do webmaster ter retorno financeiro com seu site.
  • AdWords: ou Google AdWords, utiliza o pagamento por clique feito pelo usuário (CPCCost Per Click). Desta forma o contratante dos serviços paga ao google a quantia definida por clique de seu link. Aposição do link patrocinado contratado a ser exibido nas páginas do google é levado em consideração ao “clickthrough rate” além do valor definido do contratante por clique.
  • Agent Name: é o nome do Crawler/Spider que irá visitar a página web. É definido o agent name no robots.txt para especificar sua atuação na indexação do site.
  • AJAX: Asynchronous JavaScript And XML“: Permite a criação de aplicações web mais amigáveis ao usuário, pois atua em segundo plano dando mais interação ao utilizador.
  • Algoritmo: Um algoritmo em SEO, seria uma programação direcionada para determinar como uma Search engine, ou Mecanismo de Busca, irá indexar um conteúdo e irá disponibilizar os resultados para os usuários.
  • AllTheWeb: É um mecanismo de busca pertencente ao Yahoo!, que utiliza seu banco de dados.
  • Alt Attribute: Este atributo tem o propósito de definir um texto equivalente à figura exibida.
  • Alt Tags: texto alternativo associado a imagens exibidas num site web quando o usuário descansa o ponteiro do mouse sobre a figura.
  • Anchor Text: Texto âncora, é a parte textual de um link, geralmente aparece sublinhado.
  • Animated Ad: Propaganda animada, pode ter sido desenvolvida em Java applet, Flash/Shockwave ou arquivo GIF animado.
  • API: “Aplication Program Interface: É um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para construção de softwares, determina como o serviço é invocado por uma aplicação.
  • ASP: “Active Server Pages”: Uma linguagem de programação proprietária da Microsoft para criação de web sites dinâmicos. Também é um acrônimo para “Aplication server Provider”, um serviço hospedado disponível pela internet.
  • Automated Submitting: É a utilização de softwares para inscrever web sites em diversos diretórios e mecanismos de busca. Pode ser considerado técnica black hat SEO pelas Search Engines, pois há diretórios com banco de dados compartilhados, o que causaria redundância de informação.
  • Agências SEM: Assim como as agências de publicidade e propaganda para divulgar informação tradicional, existem agências voltadas para divulgação na web, estas sendo as Agências SEM (Search Engine Marketing).
  • Anúncio Contextual: É um anúncio que é vinculado a uma página devido sua relevância com o contexto da mesma, este link patrocinado não é fruto de pesquisa pela keyword que o representa, tampouco inserção absoluta.
  • Atualizações via XML (XML Feeds): Ao contrário de indexação das páginas pelos web crawlers/spiders, os mecanismos de busca utilizam através de linguagem XML uma forma de angariar conteúdo.
  • Affiliate: Ou Afiliação, consiste em programa de pagamentos por comissão na compra de produtos/serviços, onde os webmaster promovem links de outros sites e ganham por cada venda efetuada.

B

  • Backlinks: ou Inbound Links, são links provenientes de outros sites. Há grande relevância na determinação do PageRank de um site e a quantidade de backlinks que o mesmo possui, desta forma importantes para o SEO (otimização de sites).
  • Bait and Switch/Isca e Mudança: é considerada uma técnica black hat SEO, é um sinônimo para as técnicas de IP delivery, pois direcionam o usuário de acordo com seu IP. É mostrado um doorway page para uma determinada search engine ou diretório e uma diferente para os demais “user agents”. Na implentação da mesma, é criado uma página otimizada para indexação das search engines ou diretório, porém assim que o mesmo ocorre a página em questão é trocada por outra.
  • Banned/Banimento: é o resultado da utilização de técnicas proibidas pelas Seach Engines (Ferramentas de Busca), desta forma o site é apagado do banco de dados dos mecanismos de pesquisa. Fato é ocorrido pela não utilização das normas de boa conduta (guidelines), com utilização de técnicas Black Hat SEO.
  • Banner Ad / Banner de Propaganda: Imagem gráfica, tipicamente um GIF ou JPG, que é colocada em qualquer parte de uma página web, freqüentemente é centrada no topo da página. O Tamanho padrão do banner de propaganda é 468 x 60 pixels, e para o banner lateral “tile ad” é 125 x 125 pixels. O Interactive Advertising Bureau define normas de conduta e padrões para exibição de propagandas.
  • Beacon: linha de código implantada em uma página web para ajudar a rastrear as ações do visitante, como registros e compra.
  • Beyond The Banner: qualquer tipo de propaganda que não seja um banner, como uma janela pop-up de propaganda.
  • Bid Management Tool / Ferramenta de Gerência de Leilão: software ou serviço em ASP utilizado para gerenciar leilões para cliques no sistema “pay-per-click” (PPC) como no Yahoo Search Marketing e no Google AdWords.
  • Bidding: significa o valor que você estaria disposto a pagar para uma propaganda dentro de um programa “pay-per-click” de uma Search Engine.
  • Black Hat SEO: são técnicas banidas pela maioria das search engines, pois não obedecem as normas de boa conduta e prejudicam o conteúdo na internet assim como os usuários. A sua utilização quando descoberta causa em penalidades para o web site, podendo este até ser banido do banco de dados das ferramentas de pesquisa.
  • Blacklist: são listas criadas pelos mecanismos de pesquisa e por vigilantes sobre spammers, tais listas são utilizadas para banimento ou boicote.
  • Blog: também conhecido como “weblog”. É basicamente um diário on-line, com atualizações periódicas. Vastamente difundido atualmente, tendo propósitos variados, mas todos ligados a certo tipo de divulgação.
  • Body Copy: se refere a parte textual de um site. É o texto visível para o usuário, não incluindo conteúdo gráfico, navegação, ou informação escondida em código HTML.
  • Bot: abreviação de “robot“, ou robô.
  • Bridge Page: o mesmo que “doorway page“.
  • Broad Match: é uma forma de vínculo de palavras, buscando termos semelhantes, e se refere a comparar uma lista de procura ou propaganda para as palavras-chave em qualquer ordem. Desta forma se as palavras-chave (keywords) forem “copos azulados”, assim o ads (propaganda) ou a lista de procura deverá ser mostrada caso os usuários digitem as palavras correspondentes: “azulados copos”, “copos azuis”, “copo azul”.
  • Bulk Submission Services: assim como o “Automated Submitting”, é um software que submete várias URL´s para os mecanismos de pesquisa de seu interesse. Como já explicado, este processo é considerado spam, em alguns casos.
  • Base de Dados: ou mesmo “banco de dados”, é o conjunto de informações armazenadas para futuras referências. Os mecanismos de pesquisa possuem em sua base de dados, informações pertinentes aos sites que já indexaram pelo processo de web crawler/spider. Basicamente é uma parte do conteúdo de cada página web, com uma prévia do assunto tratado
  • Busca Orgânica: ou “Busca Natural”, é a pesquisa relevante ao termo buscado, assim mostrado a página com maior relevância pela ferramenta de busca utilizada.
  • Buscador: ou mecanismo de busca (Search Engine). São sites na web que disponibilizam serviço de busca por palavra-chave (keyword).
  • Bread Crumbs: uma técnica que aumenta a experiência do usuário com um web site, basicamente é uma barra de navegação que se localiza abaixo do meu principal. Contém orientações dos níveis das páginas onde o usuário se encontra. Sua principal função é a usabilidade.
  • Bounce Rate: é basicamente um método de verificar a taxa de rejeição de um site, o “bounce rate é a porcentagem de usuários que saem da página web visitada logo após de visualizá-la.

C

  • Cache: cópias de páginas web armazenadas localmente no disco de armazenamento do usuário, ou em banco de dados de uma search engine (motor de busca). O Cache é um dos fatores na qual é responsável para que uma determinada página web seja carregada mais rapidamente, principalmente quando o usuário utiliza o botão de voltar do browser, pois desta maneira a página não é carregada novamente da internet, e sim acessada localmente. O motor de busca Google, é fora dos padrões, pois é a única search engine de grande porte que permite os usuários da internet visualizar sua versão de cache das index das páginas web.
  • Call To Action / Chamada para Ação: é uma técnica utilizada nos banners de propaganda para que os usuários sejam atraídos a completar uma ação defina nestas propagandas. Primeiramente eram definidas com “doing words” como exemplo: “click here – clique aqui”, “Buy Now – Compre Agora”, “Enter Now – Entre Agora” ou “Click to Download – Clique para Download”. Atualmente são utilizadas propagandas interativas que utilizam o mesmo processo de “Call to Action” para pequenas tarefas/jogos nos banners que tem como “prêmio” o redirecionamento para a finalidade desejada.
  • Cgi-bin: acrônimo para “Common Gateway Interface“, pode ser utilizado com um script para conter um diretório “virtual” dentro de uma determinada URL. Também sua utilização é uma dica para o spider que esteja visitando seu site, tenha impressão que seu site é dinâmico.
  • Click-down Ad or Click-within Ad: uma propaganda em um web site que tem a funcionalidade de mostrar um determinada propaganda requisitada sem necessidade de redirecionamento, o mesmo sendo feito dinamicamente. A propaganda do tipo Click-Down, apresenta uma extensão de seu campo habitual, podendo este ser acima, ou abaixo de onde estiver inserida, com informações extras de propaganda para o usuário. Já aqueles do tipo Click-Withins possibilitam a visualização de mais informações dentro de seu campo habitual, com interação do usuário.
  • Clickthrough: é definida como a ação de clicar dentro do elemento de propaganda gerando como conseqüência o redirecionamento para outra página web.
  • Clickthrough Rate: a taxa em que os visitantes clicam em um link em determinada página web, ou listagem de pesquisa ou banner de propaganda.
  • Cloaking: técnica Black Hat SEO, que basicamente consiste em mostrar conteúdo diferente para a search engine do mostrado ao usuário. É considerada uma técnica “bit and bait”, onde o servidor web “alimenta” os spiders visitantes das search engines com conteúdos ricos, enganando assim o motor de busca. Este que posiciona numa posição privilegiada nos resultados de pesquisa. Deste modo porém, quando o visitante clica no link, é mostrado um conteúdo diferente ao proposto, podendo não ter qualquer relação a descrição dada pelo site. Esta técnica é passível de punição, podendo sua index ser excluída do banco de dados dos mecanismos de pesquisa.
  • Cold Fusion: é linguagem de script com capacidade limitada, muito utilizada em acessos a banco de dados. Os arquivos de utilização do Cold Fusion são salvos no servidor web com a extensão .cfm.
  • Conversion/Conversão: é o ato de converter o visitante web a algum serviço ou produto exibido. Esta conversão pode ser o ato de vender o produto/serviço, ou somente o ato de aproximar o visitante a sua intenção final, com envio de orçamento ou conversa voltada ao produto.
  • Conversion Rate: é a taxa na qual os visitantes são covnertido em clientes, ou movidos um passo a frente em se tornar um cliente em potencial.
  • Cookie: informação armazenada no computador do visitante ou em um servidor web. No momento em que o web site é acessado, os dados do cookie do visitante pode ser armazenado ou recuperado. A maioria dos cookies são utilizados como identificadores únicos ( ID do usuário, sessão de identificação) para isolar os movimentos deste visitante de outros durante aquela visita e outras subsequentes. Outros dados que podem ser armazenados em um cookie são número de pedido de ordem, endereço de email, etc.
  • Cost Per Action (CPA): o custo embutido, ou preço pago por uma ação específica, como cadastro em mecanismo de divulgação on-line, a entrada em um concurso, registro no site, o preenchimento de uma pesquisa de opinião, etc.
  • Cost Per Click (CPC): o custo ou preço pago pelo clicktrough para sua página principal..
  • Cost Per Lead (CPL) Cost per LOAD: preço baseado no número de novas ligações ao seu site. Como exemplo: um visitante chega ao seu site via banner de propaganda e preenche um formulário no site em questão. O contratante paga ao publicitário proporcional ao número de assinantes.
  • Cost Per Order (CPO): preço baseado ao número de ordens recebidas como resultado do posicionamento das propagandas. Também conhecido como custo por transação (cost per transaction).
  • Cost Per Sale (CPS): preço baseado no número de transações de vendas atraídas pelas propagandas que direcionaram o usuário ao seu site. Como os usuários visitam seu site diversas vezes antes de efetuar uma transação, há possibilidade de utilização de cookies para traçar a rota que os levou a sua página principal, ou a página de venda. Também conhecido como custo por aquisição (cost-per-acquisition), ou custo por venda (cost-per-sale).
  • Cost Per Thousand (CPM): o custo incorrido ou preço pago por mil de impressões.
  • Counter: um programa simples que verifica o total de impressões de uma página web.
  • Crawler: é um software desenvolvido para varrer a internet de maneira sistemática através de informação relevante a sua função. São uma das bases das Search Engines , eles são responsáveis pela indexação dos sites, armazenando os mesmo na base de dados dos motores de busca. É também conhecido como Spider ou Bot (robô).
  • CSS: acrônimo para Cascading Style Sheet, arquivo utilizado para gerência e controle do design do website.
  • Click Through Rate (CTR): é uma medida de avaliação do número de cliques recebidos de um número de impressões oriundos de propaganda emitida. A fórmula para se calcular o CTR é: CTR = “número de cliques”/ (“número de impressões de propaganda” x 100).
  • Custom Error Page: é possível customizar as páginas de erro padrão que são geradas caso haja algum problema na solicitação das mesmas. Estas são chamadas de “custom error pages”, como a famosa página de erro 404, que é o exemplo clássico de uma página de erro padrão, quando a página não é encontrada.
  • Cadastro em Sites de Busca: quando um novo web site é criado, é preciso submetê-lo ao banco de dados dos sites de busca para que o mesmo passa a participar nos resultados de pesquisa.
  • Conteúdo Duplicado: esta ocorrência é passível de punição, sendo caracterizada como uma técnica Black Hat SEO, que parte do princípio uma cópia não autorizada, ou conteúdo redundante na internet. É possível alterar problemas com conteúdo duplicado no mesmo domínio com a utilização de linha de código em seu .htaccess.
  • Click Fraud: é uma ação anti-ética, onde cliques são fraudados para aumejar melhores resultados nas campanhas de Pay-Per-Click. Seja gerando maiores lucros para os webmasters, ou custos para os anunciantes.
  • Content Management System (CMS): é uma plataforma pré-contruída para auxiliar iniciantes no ramo da computação gerenciar seus conteúdos on-line e construir sites na internet, também conhecido como sistemas de gestão de conteúdo. Um exemplo é o próprio WordPress, utilizado em blogs.
  • Customer Relationship Management (CRM): também conhecido como “Gestão de Relacionamento com Cliente”, são as técnicas e metodologias utilizadas para melhor atender o cliente, dando maior satisfação, garantindo o retorno e a qualidade do atendimento.

D

  • Database-driven: no sentido de um web site ser baseado em banco de dados ou Database-driven, significa que o mesmo está conectado a tal banco de dados e seu conteúdo é parte de informação extraída do mesmo.
  • Database-generated: um web site gerado por banco de dados ou Database-generated é aquele em que a página web é gerada dinamicamente “on-the-fly” através do banco de dados.
  • Daughter Window: uma página com propaganda que executa associada a um banner em exibição.
  • Deep Submitting: inscrever todas as páginas de um web site para as search engines. Esta técnica não é mais utilizada, pois os mecanismos de busca com seus spiders/crawlers conseguem encontrar todas as páginas com referência a partir da página inicial do domínio. O ato de “Deep Submitting” é considerado spam, sendo passível de punição.
  • Directory/Diretórios: foram os mecanismos de busca de primeira geração, eram compostos pela base de dados de web sites com descrições dos mesmos, separados por categorias. Como o processo não era automático, era necessário de cadastro de seu site para aparecer na busca de determinado diretório.
  • Doorway page: famosa técnica black hat SEO, também conhecida como “bridge page” ou “gateway page“. É uma página composta por palavras-chave (keywords) que não apresentam informação relevante para os usuários, com a utilização de ip delivery, essas páginas são apresentadas para as search engines, para que sejam bem ranqueadas.
  • Dynamic: gerado de forma “on-the-fly”.
  • DMOZ: também conhecido como Open Directory Project, é um dos maiores diretórios web e um dos mais bem conceituados.

E

  • Error Page: consiste em uma página de erro apresentada por um web site. Ver Custom Error Page.
  • Exact Match: ou “comparação exata“, forma de busca antiga, onde os termos buscados deveriam ser exatamente idênticos as palavras-chave utilizadas. Com a expansão desta tecnologia, é também apresentados formas no plural e alguns sinônimos.
  • Exclusive Advertising: base de contrato que permite aos contratantes de serviço de publicidade que tenham acesso a todos os banners de propaganda de um dado site, ou prioridade sobre palavras-chave escolhidas.
  • Expandable Banner: um banner de propaganda que expande com interação do usuário. A interação pode ser ativada por clique ou pelo passar do mouse. A padronização de expansão é de 468×240 pixels.

F

  • Findability: definição para o quão facilmente seu site é encontrado usando os motores de busca (search engines).
  • Firefox: browser de internet muito famoso por seus plugins que aumentam ainda mais seu potencial de uso.
  • Flash: tecnologia de animação desenvolvida pela Macromedia ( comprada pela Adobe) que possibilita o webdesigner/webdeveloper embutir multimídia interativa junto as páginas web. Utilizada para introdução, jogos, e navegação animada.
  • Flash Intro: animação criada utilizando a tecnologia Flash, para finalidade de introdução de um site.
  • Floating Ads: uma propaganda que aparece na janela do browser no topo da página, aparentemente esta propaganda “flutua” no topo da página.
  • Forums: definição básica de fórum é uma comunidade virtual, também conhecido como grupo de discussão. É utilizado por profissionais da otimização de sites (Search Engine Optimizer) e webmasters para troca de informação. Usuários podem postar mensagens em fóruns distintos, para um grupo vasto de pessoas, ou um grupo restrito. Porém todos os post´s podem ser acessados por aqueles com acesso ao fórum, salvo material dedicado aos moderadores (staff) e materiais destinados aos emails particulares.
  • Frames: quando páginas web distintas são combinadas em uma, cada qual com a possibilidade de ter sua própria barra de rolagem, você então estará provavelmente em um web site com frames. A utilização de frames fruta os usuários, pois na maioria das vezes quando o visitante tenta marcar a página em questão aos favoritos, o mesmo não funciona, pois marca o a página do “frameset”, que tipicamente é a página inicial do site.
  • Frameset: uma página web que é feita de frames. Uma analogia útil é que: se os frames individuais que formam o frameset são chamados de “filhos”, então o “frameset” é denominado de “pai”.
  • Frequency: o número de vezes que uma propaganda é direcionada para o mesmo browser em uma única sessão ou período de tempo.
  • Fresh: termo utilizado pelo Google para fazer referência a páginas que mudam com freqüência. Quando o Googlebot verifica que determinada página está mudando constantemente, este revisita a página com maior freqüência.
  • Fav Icon: ou “Favourite Icons”, em português, ícones favoritos. Recebem este nome, pois usualmente no início dos web browser estes ícones são eram referenciados quando o usuário marcava uma página web como favorita, então caso houvesse um “fav icon” definida pela mesma, este aparecia vinculado a sua barra de favoritos. Com a evolução dos web browsers, os “fav icons” aparecem juntamente as abas das páginas web abertas.
  • Ferramenta de busca: são basicamente vinculadas aos sites de pesquisa, que tem uma programação especifica vinculada que chamamos motores de busca, ou Search Engines. Estas ferramentas de busca, que fazem pesquisa nas web para retornar o conteúdo desejado para o usuário.
  • Feed: Ver RSS.

G

  • GAP – Google Advertising Professional: é um programa de distribuição gratuita, oferecido pelo Google, para profissionais que desejam gerenciar múltiplas contas de clientes do Google Adwords.
  • Gateway page: ver doorway page.
  • Geo-Targeting: técnica utilizada para direcionar o tráfego baseando-se na localização do endereço IP de acesso.
  • Google: Uma das principais ferramentas de busca do mercado.
  • Google AdSense: permite que os webmasters reservem um espaço em seu site para que o google possa fazer alguns anúncios de propaganda. O pagamento é feito baseado no sistema “pay-per-click”.
  • Google Analytics: ferramenta de gerenciamento web com diversas funcionalidades. Proporciona níveis detalhados de estatísticas do site, esta ferramenta pode ser utilizada para rastrear todas as atividades usuais de um web site: número de visitantes, número de páginas visualizadas, relação páginas e visita, taxa de rejeição, tempo médio no site, etc.
  • Google Bombing: é uma técnica utilizada em conjunto por um grupo de sites que desejam fazer algum tipo de reclamação. Basicamente, os sites em questão unem forças direcionando links para um site que faz uma referência a uma empresa, ou algum serviço mal feito. Como a união das referências faz com que o determinado web site ganhe uma posição de destaque, este processo é utilizado para vincular uma reclamação, ou desabafo, e que a mesma tenha grande visibilidade.
  • Google Bowling: é uma técnica Black Hat SEO, utilizada para retirar os concorrentes das buscas dos mecanismos de pesquisa. É feito uma sabotagem no SEO do concorrente, fazendo com que centenas de links questionáveis façam referências
  • Google Cache: no cache do google que se encontra as index das páginas web visitadas pelo seu crawler/spider.
  • Google Checkout: sistema de pagamento on-line desenvolvido pelo Google. Possibilita aos usuários armazenar seus dados sobre cartão de crédito e endereço de entrega de produtos vinculados a sua conta do Google. Desta forma também, minimizando a quantidade de informação necessária para estabelecer uma compra on-line. Este serviço tem algumas funcionalidades de destaque: Proteção anti-fraude, habilidade de rastrear suas compras, transações pela internet de forma mais simplificada.
  • Google Dance: é o termo designado as atualizações feitas pelo google nas index das páginas visitadas. Este período de funcionamento também tem algumas características pertinentes como: as flutuações no tamanho das páginas índice, conseqüentemente uma mudança nas posições de pesquisa na busca orgânica. Este fato é relacionado também, ao período de tempo necessário para que os data center´s do google entrem em sincronia.
  • Google Juice: é o termo referente a analogia dada ao número de hyperlinks em um web site. Sites com muitos hyperlinks tem um número alto de “google juice”, diminuindo relevância ao destino.
  • Google Labs: são os laboratórios do google. É o centro de desenvolvimento e inovações do Google, temos como serviços desenvolvidos por lá: Google Reader, Google Docs Spreadsheets, Google Video, Personalized Search, Google Desktop e iGoogle.
  • Google Pack: pacote de produtos especificamente selecionados pelo google. Não há presença de spyware, e estão prontos a serem utilizados com apenas alguns cliques. Como exemplo: Google Earth, Spyware Doctor, Google Photos Screensaver, Star Office, Norton Security Scan, Google Desktop, Google Talk, Picasa, Adobe Reader, Firefox with Google Toolbar, Skype e Real Player.
  • Google Knol: serviço disponibilizado pelo Google, que é semelhante ao wikipedia, onde é possível submeter artigos sobre todos os tipos de assunto. Algumas diferenças básicas do Google Knol: é a não permissão de mudança em artigos alheios, salvo permissão do dono.
  • Google Supplemental Index: é um índice disponível pelo google contendo resultados complementares, estas são páginas definidas com menos relevância pelo algoritmo de pesquisa do google, ou aqueles de baixo nível de confiança.
  • Google Toolbar para Internet Explorer e Mozilla Firefox: é uma ferramenta do tipo add-on desenvolvida pelo Google, que possibilita vários outros recursos ao browser utilizado.
  • Google Traffic Estimator: ferramenta desenvolvida para indicar o número de cliques a serem esperados no Google Adwords para determinadas palavras-chave selecionadas.
  • Google Trends: ferramenta desenvolvida pelo Google Labs que possibilita verificar o número de pesquisas feitas entre determinadas palavras-chave num período de tempo. Mostra resultados de popularidade de palavras-chave à partir do começo de 2004.
  • Google XML Sitemap: são arquivos no formato XML qie listam todas as URL disponíveis para acesso em um web site. Sua principal funcionalidade é auxiliar os webmasters na notificação das search engine sobre as páginas disponíveis para indexação.
  • Googlebot: é um robô de busca utilizado pelo Google. Sua funcionalidade é coletar documentos ou sites de toda internet para que montar uma estrutura de busca a ser utilizada pelo motor de busca do Google.
  • Googleware: conjunto de ferramentas produzidos pelo google que podem ser utilizados para pesquisas, relatórios, entretenimento e busca. Temos como exemplos:
  • Googlewhack: uma sentença de pesquisa formada por duas palavras, que tem como retorno apenas um resultado.
  • Grey Hat SEO / Gray Hat SEO: técnicas utilizadas para otimização de sites de características duvidosas. Não há uma definição ou escopo exato sobre sua utilização.
  • Google Bomb: técnica utilizada para manipular os resultados de uma pesquisa para determinada keyword. Um trabalho em conjunto entre vários webmasters para vincular uma determinada palavra-chave em um anchor text a outro determinado web site. O exemplo mais famoso é sobre o presidente George W. Bush. Segue a notícia: link. O Google elimina essas manipulações sempre que são identificadas.

H

  • Hallway page: uma página que tem como finalidade ter ligações com diversas outras páginas que o webmaster deseja que seja indexado pelos mecanismos de busca.
  • Heading tag: uma tag HTML utilizada para denotar uma página ou seção de uma página web.
  • Hidden keywords: utilização de palavras chaves de forma invisível. Desta forma os visitantes não terão acesso visual a essas keywords, porém quando indexada, as search engines terão acesso as mesmas. Esta técnica de texto escondido é considerada uma técnica passível de punição pelos mecanismos de busca, é uma técnica Black Hat SEO.
  • Hidden Text – SEO Spam Tactic: utilização de textos invisíveis de forma de spam. A densidade de determinada palavra-chave contida no hidden-text terá relevância nas buscas, porém a página será punida no instante que seja descoberto a utilização desta técnica banida.
  • Hijacking of Websites: técnica Black Hat SEO, é a prática de enganar os mecanismos de busca, fazendo-os acreditas que um determinado web site pertence a outra URL. Sendo assim uma forma de spam para os motores de busca.
  • Homepage: é a página principal de uma página web. Sua função primordial é ser a porta de boas vindas de um site, com aspectos relevantes para maior interação do usuário.
  • HTML: acrônimo para HyperText Markup Language. É uma linguagem de programação web que é interpretada pelos web browsers.
  • HTML Source: é o código fonte de uma página web. Este código é interpretado pelos web browser para que estes mostrem o resultado final para o usuário.
  • HTTP 301 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 301 tem como finalidade alertar que tal endereço foi movido permanentemente, e não se encontra mais no endereço requisitado.
  • HTTP 302 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 302 tem como finalidade informar que o documento requisitado foi encontrado, porém reside em um endereço diferente. Como não foi utilizado um redirecionamento permanente para tal link, o cliente deve continuar a usar a URL original para requisições futuras.
  • HTTP 400 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 400 tem como finalidade alertar uma má requisição, ou “bad request”. Que basicamente é o código de alerta do servidor para informar que não foi possível compreender a sintaxe de requisição do documento. Sendo necessário reformular a requisição e executá-la novamente.
  • HTTP 401 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 401 tem como finalidade alertar a falta de autorização (Unauthorized). Sendo necessária uma autenticação para completar a requisição do documento.
  • HTTP 403 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 403 tem como finalidade alertar que o servidor recebeu o pedido de requisição e foi possível compreendê-lo, porém o mesmo não será possível de ser autorizado, sendo proibido.
  • HTTP 404 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 404 é o mais famoso dos erros, sendo utilizado para informar que o pedido de requisição do documento não será possível, pois o documento não foi encontrado.
  • HTTP 410 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 410 é similar com o erro 404, porém a diferença reside que o documento requerido foi intencionalmente removido. Sendo assim, também não se encontra no servidor.
  • HTTP 500 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 500 é utilizado para informar que houve um erro interno no servidor, e por este motivo não foi possível retornar a requisição do usuário.
  • HTTP 501 – Status Code Definition: código de erro para determinada URL, o erro 501 tem como primordial funcionalidade alertar um erro ocorrido identificado pelo servidor no qual o mesmo não é capaz de completar a requisição pois diante sua configuração tal método não foi implementado “Not Implemented”.
  • Hubs: são conhecidos como sites web centralizados que tem como finalidade apontar para outros web sites com tópicos relacionados. Características de um hub: Contém muitos links externos (geralmente para sites grandes, ou de grande relevância), além de ter foco em um conteúdo muito específico.
  • Hyperlinks: ver links.

I

  • Impression / Impressões: é a denominação para a quantidade de vezes que um determinado anúncio é servido para usuários pelos motores de busca.
  • Inbound links (IBL): são links externos oriundos de outros sites, que apontam para sua página web.
  • Index: pode ser denominado como a base de dados de um motor de busca, onde é armazenado conteúdo textual dos sites visitados pela sua spider.
  • Inlinks: é um sinônimo para os backlinks. Ver backlinks.
  • Insertion Order (I/O): contrato na qual define os termos de ser serviço de propagandas. Tal contrato especifica também os locais de anúncios, palavras-chave, criatividade envolvida, landing page, preço, geo-targetting e opções de idioma.
  • Internal Links: ou link interno, é basicamente um link de hyper texto que aponta para outra página na qual também está inserida dentro de um mesmo web site.
  • Internet: também conhecida como rede mundial de computadores. É um sistema de computadores interligados à partir do protocolo TCP/IP onde é possibilitado a troca de informações unilaterais.
  • Internet Explorer: browser desenvolvido pela Microsoft, teve sua primeira versão disponível em 1995.
  • Interstitial Ad: uma página de propaganda que é apresentada ao usuário em um tempo prévio ao carregamento da página requisitada pelo mesmo.
  • Inventory: espaço físico disponível em um web site para arrendamento de propagandas.
  • Invisible Web: este termo se refere ao vasto conteúdo disponível na internet que não foi indexado pelas search engines.
  • IP Address: acrônimo para “Internet Protocol Address”. Utilizado como identificador de computadores ou dispositivos de gerenciamento de tráfego ethernet.
  • ISP – Internet Service Provider: abreviação para o provedor de acesso a internet.
  • Inclusão Paga: é uma opção de serviços publicitários, onde o cliente paga para inclusão de seu site, ou apenas algumas URL do mesmo em diretórios de pesquisa.
  • Inventário de Publicidade Contextual: é um serviço de marketing disponibilizado para complementar os moldes publicitários convencionais. As propagandas são veiculadas com relevância ao contexto inserido de cada página web relevante.
  • Indexação: processo na qual os motores de busca adicionam partes dos web sites visitados pelos seus spiders em sua base de dados para referência e tratamento de relevância.

J

  • Java applets: pequenos programas em linguagem JAVA, que podem ser introduzidos dentro de páginas web. É um programa executado a partir do computador do usuário e não no servidor web.
  • JavaScripts: programas escritos na linguagem JavaScript, tais programas também são executados à partir da máquina do usuário, ao invés do servidor onde está hospedado.
  • Jump Page Ad: um banner de propaganda que tem um link para um site de pequeno porte com vários links externos para demais sites.
  • Junk Pages: páginas embebidas com técnicas Black Hat SEO, na qual o único propósito é enganar as search engines e os usuários. Utilizam tais técnicas para almejar cliques nas propagandas que se encontram no meio do site.

K

  • Key Performance Indicators: ou KPI´s, tem papel de auxiliar empresas e organizações a chegar nas metas à partir de definições e medidas de progresso. Os indicadores-chave são definidos pela organização além dos indicadores que serão diretamente relacionados a fatores de sucesso.
  • Key Phrase: ou Keyword Phrase, é uma palavra de pesquisa que contém um conjunto de palavras-chave. Ver Keyword.
  • Keyword: uma palavra que os motores de busca utilizam para definir resultados relevantes de páginas web. Caso tal palavra-chave não se encontre em nenhum local definido em seu site, dificilmente seu site estará vinculado a pesquisas relacionadas a ela, salvo haja campanhas de marketing voltados a ela.
  • Keyword Density: o número de repetições de uma dada palavra-chave dentro de uma página web. O uso excessivo de mesmas palavras-chave sem razão natural dentro de um conteúdo é visto como spam pelas search engines, sendo passivo de punição como técnica Black Hat SEO. Ver Keyword Stuffing.
  • Keyword Matching: é o processo de selecionar e prover palavras-chave ou informações que sejam totalmente relevantes aos termos de pesquisa de usuários.
  • Keyword Popularity: é a popularidade dada a uma determinada keyword dentro de um período de tempo. O número total de vezes da utilização da mesma durante pesquisas na web.
  • Keyword Prominence: é o termo dado a localização de uma determinada palavra-chave dentro do código HTML. Quanto mais processo tal keyword estiver do topo do código fonte, então o mais proeminente esta será.
  • Keyword Research: é a determinação de frases e palavras-chave que usuários irão utilizar para procurar por algo. Desta forma, compilando todas as possibilidades em uma lista.
  • Keyword Stuffing: é uma técnica Black Hat SEO conhecida pela utilização repetida de determinadas palavras-chave dentro de uma página web. Tem como propósito aumentar a densidade desta keyword e conseqüentemente o foco da página nesta palavra-chave.
  • Keyword-Rich: é o termo dado a uma página web de conteúdo totalmente relevante ao usuário.
  • Keywords Tag: uma área de código destinado a descrição detalhada sobre as keywords de uma página web para auxiliar no processo de busca das search engines. Ver também Meta Keywords Tag.
  • Keyword Cannibalization: semelhante ao keyword stuffing, porém o uso excessivo desta keyword é dentro do site como um todo, e não apenas em uma determinada página. Este processo dificulta a determinação de pesquisa dentro dos motores de busca e sua indexação.

L

  • Landing Page: de modo coloquial, é a página de “aterrissagem” quando um usuário clica em algum banner de propaganda ou mesmo em um link de resultados de busca orgânica.
  • Link Bait: é o termo conhecido por conseguir links através de concursos on-line de web sites ou mesmo qualquer outro processo no qual se ganha links como efeito colateral. Temos como exemplo um palestrante sobre SEO, que a cada turma de alunos ganha links de cada indivíduo de seus sites individuais.
  • Link Building: é o processo de estruturamento do total de links externos para um determinado site.
  • Link Farm: é o número excessivo de interligações entre web sites com o propósito de aumentar sua popularidade nos resultados de busca orgânica. É uma técnica Black Hat SEO.
  • Link Popularity: é a popularidade reconhecida pelos links externos que seu web site possui.
  • Link Spam: são os links entre páginas que tem como intenção específica tomar vantagem do algoritmo baseado em ranqueamento.
  • Links: são textos, gráficos e animações que ao terem interação com um click, direcionam o usuário da internet para outra localidade. Tais links são expressos também como URL´s.
  • Log File: é o arquivo de monitoramento de acesso dentro de um determinado servidor. Os acessos de um determinado site da web são armazenados dentro do servidor no arquivo de log. As informações pertinentes são salvas no mesmo, que geralmente são constituídas das seguintes características: hora e dia do acesso, arquivo acessado, endereço IP do visitante, página de referência do acesso, browser de internet utilizado e versão, informações sobre o cookie.
  • Link de Entrada: são os links externos direcionados para seu web site. Ver também Backlinks.
  • Link de Saída: são os links internos de um determinado web site que direcionam o visitante a outros sites. Ver também Outbound Links.
  • Link Recíproco: é o processo de troca de links entre sites distintos. A utilização em massa deste recurso pode ser caracterizado como Link Farm, técnica Black Hat SEO passível de punição pelas search engines.
  • Links Patrocinados: é um serviço disponível para web marketing. Tal serviço fica disponível para os anunciantes divulgarem seus sites através dos mecanismos de busca.
  • Listagens: conseqüência de interação do usuário na utilização das search engines para uma determinada pesquisa.
  • Listagens Orgânicas: é o resultado de uma pesquisa orgânica, também conhecida como pesquisa natural em um determinado mecanismo de pesquisa.
  • Listagens Pagas: sistema de listagem oferecido pelos sites de pesquisa, voltado aos anunciantes.
  • Link Condom: termo dado a técnica de não veicular relevância de página alvo através de um link dentro determinado web site.
  • Long Tail: é a utilização de termos específicos na pesquisa em determinados mecanismos de busca. É composto por um conjunto específico de keywords. Ver também Keyword-Phrase e Keyword Matching.

M

  • Machine-Generated: desenvolvimento automático de páginas para web sites, especificamente a construção de doorway pages. São softwares que fazem de forma automática a criação de páginas e conteúdo. Porém, na grande maioria, utiliza de técnicas Black Hat SEO para este propósito.
  • Manual Submitting: e o processo de submeter o endereço de seu web site manualmente para uma search engine ou diretório de pesquisa.
  • Meta Description Tagé uma meta tag que faz parte da estrutura do código html para descrever o propósito e foco de um determinado site web.
  • Meta Keywords Tagé uma meta tag que faz parte da estrutura de código html para descrever as principais keywords relevantes para aquela página web.
  • Meta Search: resultados de busca oriundos de diversas fontes distintas, e consolidados na página de pesquisa de algum mecanismos de busca. Este termo associado as search engines também recebe o nome de meta buscador.
  • Meta Tag Stuffing: é o uso repetitivo de palavras-chave na “meta keyword tag”, e também uso de keywords não relacionados ao propósito do site.
  • Meta Tag: é uma meta-informação (denominada também como informação da informação) associada a página web, dentro de seu código fonte, porém invisível aos usuários.
  • Mirror: Ver Replica.
  • Mod_rewrite: módulo ou plugin do servidor Apache que pode ser utilizado para reescrever URL requisitadas dinamicamente.
  • Mouse Over: propriedade de alguns elementos de propiciar interação com o visitante ao momento que o mesmo aponta o ponteiro de seu mouse em cima de certas áreas.
  • Mozilla Firefox: é um web browser muito popular na internet pelas possibilidades de customizações oferecidas. É gratuito e sob licença open source, desenvolvido pela Mozilla Corporation e comunidade de contribuidores externos.
  • MSN: tem como referência o mecanismo de comunicação da Microsoft e também sua search engine.
  • Marketing em Sites de Busca: Ver Search Engine Marketing.
  • Mecanismo de Busca: são os famosos sites de busca, que disponibilizam sites para pesquisa relevantes as palavras-chave inseridas pelos usuários.
  • Meta Tags: são componentes essenciais em um código html para a melhor interação do site com os mecanismos de busca. Estão presentes principalmente no cabeçalho do código fonte, e são transparentes ao usuário, porém de grande relevância no estruturamento da página.
  • Meta Title Tag: tem como funcionalidade a definição do modo de exibição do título da página perante os mecanismos de busca.
  • Meta Robots Tag: esta meta tag tem como funcionalidade a definição de indexação perante os sites de busca. É possível habilitar a mesma para indexação, ou mesmo negar que isto ocorra. É uma alternativa para webmasters que não tem possibilidade de incluir arquivos de robots.txt .
  • Mashups: é a integração de serviços on-line para melhor experiência do usuário. Como a integração do Google Earth com um serviço de agência de viagens, exemplificando os pontos de interesse com esta ferramenta.
  • Motor de Busca: ou search engines. São os algoritmos por trás dos sites de busca que retornam os resultados perante as palavras-chave definidas para pesquisa pelo usuário.

N

  • Navigation bar (nav bar): a base de navegação de um site, geralmente é acondicionada no canto esquerdo de um web site com seus itens enfileirados. É um fator crucial para a usabilidade de um web site, e relevante a construção de sitelinks pelos mecanismos de busca.
  • Negative Keyword: termo referenciado pelo Google Adwords para uma forma de comparação de palavras-chave. Desta maneira um contratante do serviço de propagandas por solicitar que seu anúncio não seja associado a certos termos, ou palavras-chave (keywords). Esta prática garante que apenas tráfego relacionado será atraído pelo anúncio.
  • Negative SEO: prática de ataque para diminuir o SEO de um web site perante os mecanismos de busca.
  • Noframes Tag: é uma alternativa para navegadores de internet antigos ou spiders obsoletos de search engines. Sua utilização dentro de um frameset em um código HTML sem frames. É uma opção a colocação de texto com rico acervo de palavras-chave nas tags “noframes” caso seu site utilize frames. Porém a reformulação do site, é uma melhor solução.

O

  • On-theme: referência a um conteúdo específico a um tópico em particular.
  • Outbound links: conhecidos também como “links de saída”, são os links direcionados para outros web-sites, estes que não se encontram no mesmo domínio.
  • Overture: nome inicial para o programa de publicidade pay-per-click do Yahoo!, foi rebatizado em 2005 com o nome de Yahoo Search Marketing.
  • Otimização de Sites: processo de re-estruturação de um web site perante as normas W3C/WebStandards, desta forma há uma melhor aceitação do mesmo pelos mecanismos de busca ou Search Engines, também recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization).