SEO versus Adwords: teste prático

Otimização de Sites e Busca Orgânica versus Adwords

Adwords versus SEO da teoria à prática

Uma dúvida que sempre assola os empreendedores é: o que vale mais a pena, investir em Adwords no curto prazo ou SEO pensando no longo prazo? Baseado nesta dúvida, foi realizado um teste curto, dentro do período de 1 mês, comparando o investimento em Links Patrocinados (Adwords) contra uma campanha de SEO. Para que o teste fizesse mais sentido, o ideal seria comparar 2 websites do mesmo segmento, criados no mesmo período, etc. Então, para deixar claro, que este experimento não foi realizado na “CNTP”.

Para o primeiro site, foi realizado uma campanha de Adwords, sem se preocupar com SEO.

Para o segundo, foi realizado uma campanha de SEO, sem Adwords ou Links Patrocinados. O web marketing tradicional foi aplicado, desenvolvendo conteúdos novos focados no mercado e toda a parte técnica da Otimização de sites (meta description, title tags , keywords, etc…).

O objetivo dessa experiência era ver na prática os resultados desses serviços em números. Para depois poder divulgar os resultados e verificar se realmente o que está na teoria funciona na prática. Para medir nossos resultados tomamos como base o Google Analytics.

Site 1: campanha de Adwords

Para o site 1, começamos uma campanha de Adwords no dia 14 de fevereiro de 2009.

Assim que a campanha do Adwords foi aprovada, no terceiro dia houve aumento de 30 para 79 visitas e no dia seguinte a marca de 464 visitas! Um aumento de 1546% em quatro dias. Seguindo com a campanha, o website se manteve estável com aproximadamente 450 visitas durante a semana e 300 nos finais de semana. Segue uma imagem em recorte, sobre o crescimento das visitas:

Campanha de Adwords, ascensão, queda e resultados passageiros

Em compensação, apesar do aumento das visitas, a qualidade e tempo das mesmas teve uma queda significativa, o tempo médio no site que chegou à casa dos 2 minutos inicialmente, quando a campanha de Adwords iniciou, foi caindo até estabilizar num patamar de aproximadamente 40 segundos; a taxa de rejeição (bounce rate) que estava incialmente no patamar de 70% subiu para 80%. Logo após o encerramento da campanha de Adwords, no dia 14 de março de 2009, as visitas caíram regredindo do patamar de 450 para 30 novamente, o que era esperado de certa forma.

Site 2: campanha de SEO

Para o site 2, começamos uma campanha de SEO no dia 14 de fevereiro de 2009.

Desde que começamos a investir no SEO, a qualidade das visitas cresceu bastante. Inicialmente o tempo médio no site era de 1,5 minuto e foi subindo gradativamente, e após 1 mês, ficou próximo de 2,5 minutos. A taxa de rejeição estava próxima de 70%, e terminou o mês em 61,58%.

Campanha de SEO, crescimento menor, porém contínuo o consistente

Em contrapartida, as visitas apesar de ganharem qualidade, não cresceram tanto quanto no Adwords. Inicialmente o site também contava com algo próximo a 30 visitas em média e no fim do mês encostou em 60 na média diária. No entanto, ao contrário do que aconteceu no Adwords, quando a campanha de SEO foi interrompida no dia 14 de março de 2009, os resultados não tiveram uma queda imediata, ou seja, apesar do aumento de ter sido menos expressiva, se manteve mais estável.

Adwords versus SEO: conclusão do teste realizado

Como era esperado, o Adwords apresentou resultados excelentes em volume de visitas, enquanto a otimização de sites, também trouxe um aumento de visitas, porém mais modesta. São estratégias distintas, uma com foco mais imediato, sendo a segunda vislumbrando resultados no longo prazo.

Neste teste omitimos também o volume de receita empregado no Adwords, lembrando que potencialmente quanto mais recursos financeiros investidos, mais resultados de visitas podem ser alcançados. Um outro ponto relevante, ambas as estratégias também podem ser realizadas em conjunto, balanceando o capital mensal investido, colhendo frutos no curto prazo, e semeando também bons resultados futuros.

Caso trabalhe com venda de produtos e serviços, uma campanha de Adwords pode ser mais vantajosa, pois pode separar parte da receita para reinvestir em marketing e ir ganhando mercado. Caso seu objetivo seja mais em médio e longo prazo, trabalhar com visitas orgânicas com uma boa otimização possa ser uma opção, o famoso: devagar e sempre.

E você, já trabalhou com SEO e Adwords, qual estratégia foi a mais interessante? Conta aí nos comentários!