Otimização de Sites ou Adwords: Qual o Melhor para o meu Site?
Hoje falaremos um pouco das especulações existentes na utilização do serviço de adwords do Google, e o investimento em uma boa prática de SEO em seu site, e os benefícios de ambos.
Google Adwords: Vantagens e Desvantagens
O adwords fornecido pelo Google é basicamente um serviço de publicidade de forma “pay-per-click”, onde os usuários pagam pelo número de acessos ao seu site proveniente de anúncios publicados pelo Google.
Uma das vantagens na utilização deste serviço de links patrocinados, é o retorno imediato. Ao iniciar o processo, seu anúncio já começa a ser publicado, dando um retorno de curto prazo para o seu web site.
Porém o serviço pode ser desvantajoso dependendo do mercado onde sua empresa está inserida, este com concorrentes fortes que também investem alto no serviço, diminuindo sua visibilidade e aumentando os custos de publicidade. A principal desvantagem deste serviço é que não tem efeito duradouro. No momento em que encerra o pagamento pelos anúncios, seu número de visitas cai consideravelmente e não há nenhum crescimento significativo de seu site nas buscas orgâncias em relação ao número de acessos ganhos no período de adwords.
Consultoria em Otimização de Sites : serviço de “Search Engine Optimization”
O processo de otimização de sites, consiste basicamente numa re-estruturação do web site perante as normas W3C, adequando a linguagem de desenvolvimento do site para programação atual, este compatível e otimizado para os spiders/crawlers dos mecanismos de busca, para que seu web site seja mais atraente e se destaque dos demais no seu nicho de mercado na disputa pelas palavras-chave concorridas.
O investimento em consultoria de otimização de sites é totalmente satisfatório, pois ao contrário do serviço de adwords, este processo é cumulativo, ou seja, o investimento feito segue uma tendência duradoura. Após o término de uma consultoria SEO de 6 meses por exemplo, seu site continuará nas primeiras posições. Se houver uma manutenção periódica no mesmo, e o mesmo ter relevância para os usuário, além de qualidade e usabilidade, o processo de maturação leva ao seu site a um crescimento mesmo após o término dos serviços.
O que pode ser julgado como um aspecto desfavorável é o tempo necessário para fazer o web marketing de seu site, para poder concretizar o processo de maturação do mesmo. Obviamente estes investimentos têm um retorno a longo prazo muito superiores ao serviço de adwords. Tanto financeiramente, quanto pelo número de visitantes.
Conclusão: Adwords ou Otimização de sites?
Apesar de serem serviços diferenciados, a meta é a mesma: Aumentar o número de visitantes de seu site, aumentando sua visibilidade. Conseqüentemente aumentado seus lucros.
Caso necessite de resultados imediatos, e tenha um bom capital para investimento, então o serviço de adwords será interessante. Mas futuramente não será satisfatório, a relação custo benefício ficará desproporcional.
Embora seja de grande utilização os serviços de “pay-per-click” os mesmos podem ser considerados como medidas paliativas, pois a longo prazo de forma alguma será financeiramente viável. Já o investimento em otimização de sites é estruturado e compatível com as novas tendências da internet, é um serviço de retorno cumulativo. Desta maneira, cedo ou tarde, as empresas que investem em adwords, terão que investir também em SEO, para aumentar sua fatia do mercado, e futuramente minimizar os custos operacionais.
Atualmente, é muito comum a utilização em conjunto destes serviços, até a resposta de médio-longo prazo de uma consultoria em otimização de sites. Assim com a maturação do site completa, os serviços são interrompidos, utilizando apenas de manutenção periódica para avaliação dos resultados.
Espero que tenham gostado do post sobre este paradigma de SEO, e até a próxima!