Quanto vale o meu site?

Após um longo trabalho e empenho para obter o melhor resultado possível, é natural que surja o desejo de saber qual o valor de toda essa dedicação. E isso não está presente somente na vida de desenvolvedores de sites, blogs, etc. Mensurar o esforço desprendido para realizar alguma tarefa é um papel difícil e que requer alguns critérios.

Afinal, mas quanto vale meu site?

Mas, como calcular quanto vale o meu trabalho? Normalmente, os profissionais mensuram o valor do seu trabalho de acordo com as horas dedicadas a ele. Porém, para dar valor monetário a um site não basta apenas calcular as horas dedicadas para o seu desenvolvimento. Muitas outras variáveis devem ser analisadas para se chegar a um resultado final.

Essas variáveis podem ser tempo de existência do domínio, posição no mecanismo de busca do Google, anúncios, quantidade de visitas e de links externos, etc.

O ponto chave desta avaliação é:

  • Deseja mensurar o valor do seu site apenas por curiosidade, ou
  • Recebeu uma proposta de compra e gostaria de entender se o valor é realmente atrativo.
    • A opção mais sensata é realizar um evaluation, para ter certeza que fará um bom negócio, ou mesmo, uma negociação justa.

Mas afinal, quanto vale o meu site?

Vamos por partes: Primeiro você deve verificar, aproximadamente, o tempo e o trabalho realizado para as publicações, web design, divulgação do conteúdo e otimização do site. Inserir todas estas informações em uma planilha. Pois precisamos quantificar em números todos os esforços e investimentos realizados.

Alguns pontos técnicos também são relevantes para essa avaliação:

Estatísticas do site: qual o ganho que tenho com propagandas, qual o número médio de visitas, o número de inbound links (ou backlinks), que são links presentes em outros sites que direcionam para o seu site, a popularidade, seu pagerank, que determina o conceito e a relevância de uma página.

Potencial do site: quais são as tendências do mercado, qual a expectativa de crescimento, qual é o público alvo, o nicho de mercado, etc.

Redes Sociais: Possuir um nome forte nas redes sociais também é muito importante para seu site, principalmente para atrair visitas e divulgar sua marca.

Nome do Domínio: Um nome significativo e relacionado com o conteúdo auxilia na hora de criar uma marca forte, que atraia a atenção dos usuários. O nome do domínio pode ter grande relevância na hora de calcular o valor do seu site.

Evaluation - como calcular o valor do meu website

Quais cálculos são pertinentes para se chegar no valor de um website?

Há alguns cálculos aproximados bem populares para ter estimativa de valor do site. Mas estas metodologias na maioria das vezes são superficiais, sendo mais atrativas para aqueles que estão querendo adquirir seu website.

Alguns cálculos superficiais bastante discutidos são:

  • Calcular o preço para venda do seu website como sendo 10x o arrecadamento anual, fora os investimentos realizados ao longo do tempo.
  • Preço de venda próximo a um valor entre 24 ou 36x ao arrecadamento mensal.
  • Projeção de 5 anos futuros da arrecadação/crescimento do website com TIR a 15%. O valor presente líquido deste período sendo uma possível estimativa do valor de venda.

Caso tenha recebido uma oferta de compra de seu website, é importante realizar um evaluation com uma empresa séria. Primeiro é preciso entender como a empresa que fez a oferta avalia o preço do seu website.

  • A empresa geralmente já está no mercado e talvez tenha uma capacidade melhor de rentabilizar seu website, por ter mais parceiros de vendas para veicular propagandas, etc.
  • Caso já tenha passado os dados técnicos do seu website (visitas, arrecadação, etc), a empresa possivelmente já possui um modelo de projeção de crescimento para os anos futuros, baseados no próprio expertise que possuem.
  • Baseado em todos estes dados, um valor de payback já foi calculado. Ou seja, a empresa que fez a oferta de compra, calculou em quanto tempo recupera o valor pago no seu website, baseado na arrecadação.

Na hora de negociar, caso faça uma projeção de crescimento e obtenha um valor de venda próximo ao VPL (valor presente líquido) da projeção dos próximo 5 anos, você pode imaginar então que a empresa que está negociando vai ter um payback em 5 anos. Mas se levar em conta a capacidade da mesma em gerar melhores resultados de arrecadação, não ficaria surpreso que este payback seja algo em torno de 2 anos apenas. Se levar em conta a melhor capacidade de gerar tráfego (crescimento do website) desta empresa, o payback possa ser até mais rápido.

Um ponto para refletir é o seguinte. Vale a pena realizar a venda do seu site? Ao receber o valor da venda, vai conseguir realizar investimentos que terão um retorno superior ao que tinha? Possui outras fontes de renda? Quais são os planos futuros? Lembre-se que começar outro site do zero é pouco provável, pois quando há aquisições deste tipo, um dos termos de contrato de compra/venda é um tempo mínimo fora do mercado, para que você não se torne um concorrente.

Se estiver mesmo disposto a negociar o valor do website, tente entender a técnicas de negociação das partes interessadas. A oferta inicial é geralmente bem abaixo do valor máximo que estão dispostos a pagar. Para realizar uma contra proposta, faça cálculos, expresse o racional do valor encontrado. Desta forma, fica mais fácil entender como a oferta inicial foi feita e tentar maximizar o valor de venda.

Ferramentas on-line de Cálculo de valor do seu site

Abaixo estão várias ferramentas utilizadas por aqueles que desejam avaliar determinado site. Essas ferramentas utilizadas para determinar quanto vale seu site analisam várias estatísticas, já citadas acima, e atribuem um valor. Como mencionado, muito cuidado ao utilizar a estimativa de valor de website fornecido por estes websites para realizar uma negociação, procure sempre a opinião de um profissional.

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