Como gerar sitelinks no Google?

Google sitelinks

O que são Sitelinks?

Os sitelinks são aqueles links extras que aparecem para o primeiro site da primeira posição da página de resultados do Google (usualmente busca orgânica) e que aumentam o destaque do mesmo. Muitos o consideram como um bônus, pois aumentam a relevância do seu site para aquela busca em questão, pode ser explicado como um reconhecimento do Google pelo trabalho de SEO e pela boa administração do site.

Na documentação oficial do Google, ele explica o sitelink como links do mesmo domínio, agrupados em um resultado da web. Eles são resultados da análise do Google no website em questão, e buscam mostrar atalhos dos links mais relevantes do site. O Google gera os sitelinks com o intuito de poupar tempo do usuário, para que este possa facilmente localizar as principais informações ofertadas.

Quais são os pré-requisitos para a geração dos Sitelinks?

Há algumas suposições sobre quando o Google o gera os sitelinks para um website:

  • Fator links externos: é verificado que websites com pagerank relevante (PR >= 3) na maioria das análises realizadas, já possuem sitelinks. Um site com PageRank 3 indica basicamente que já não se trata de um site pequeno, para atingir o PR = 3 é necessário um tempo mínimo ativo e também uma boa e constante quantidade diária de visitantes e também de relevância com links externos.
  • Fator Visitantes: No entanto, ausência de evidência não é evidência de ausência, tecnicamente é importante ter um volume estável de usuários visitantes e não somente utilizar a variável Pagerank como necessária. Uma outra evidência encontrada, são sites novos, com baixo PR, mas com um volume de engajamento e visitas estável e crescente, evidência verificada analisando os relatórios do Google Analytics. Para se trabalhar com número, uma média de visitas de 300 usuários diários, é um forte indicativo de formação de sitelinks.
  • Fator Técnico/Tamanho/Volume: Outro ponto chave é volume de conteúdo de um website (quantidade de páginas indexadas) e estrutura de links internos utilizada. Verificamos que tecnicamente é uma boa prática os itens do menu serem listados com <li>, assim como links do footer. Para adequar esta estrutura ao layout do site, é possível utilizar o list-style-type:none. O Google já deu vários indícios sobre a necessidade dos links internos fazerem sentido para que seja gerado os sitelinks.

Resumindo: se a geração de sitelinks for importante para você, é interessante verificar as variáveis:

  1. Elevar relevância com links externos (pagerank)
  2. Trabalhar para alcançar uma média de visitantes acima de 500 usuários diários
  3. Ter um site com um volume mínimo de 100 páginas com boa estrutura de links internos

Geração de sitelinks: conclusão

Basicamente os 3 fatores citados acima podem ser resumidos em uma única palavra: relevância. O Google só gera sitelinks para sites comprovadamente relevantes, sites que geram conteúdo original e sites que conquistam visitantes por serem interessantes. E não adianta usar Black Hat, mesmo que você force algum aspecto, produzindo 100 paginas de Spam por exemplo, o aspecto dos visitantes e links externos de qualidade (pagerank) são também necessários. Invista no seu site, faça ele crescer, mas produza conteúdo de qualidade, só tempo e investimento produzem um site campeão de audiência e visitação.