Evite conteúdo duplicado com a tag: link canonical

Tag <link> rel=canonical - evite conteúdo duplicado!

O que é a tag <link> e rel=”canonical”?

As principais Search Engines do mercado entram em acordo para definir uma Internet mais séria, dando um passo a frente contra conteúdos duplicados. O resultado desta união, é a criação de uma nova tag para código HTML: <link>

Esta nova tag define um relacionamento entre um documento e um item externo que resulta em um caminho ou URL canônica que irá abrangir todos os subdomínios e variações do endereço web (url). Com esta nova tag, haverá uma interação com os crawler das principais search engines, dizendo qual URL canônica será usada para receber os resultados de pesquisa.

Com a implementação desta nova tag, o caminho canônico padrão utilizado no web site será definido e entendido quando for requerido pelas search engines, não importando a sessão utilizada, parâmetro de utilização, ou a ordem.

Para que os webmasters possam aderir a esta nova tecnologia, basta inserirem o link tag dentro das tag´s <head> e </head> de sua página web.

Exemplo de utilização de nova tag <link>:

<link rel="canonical" href="http://www.meusite.com.br/downloads" />

Com a implementação desta nova tecnologia que também é um grande passo para o SEO, além de aumentar a seriedade na web. Assim, os crawlers não darão relevância as variações de URL da forma Canônica:

http://www.meusite.com.br/downloads?trackingid=wallpapers
http://www.meusite.com.br/downloads?sessionid=stuffs
http://www.meusite.com.br/downloads?printable=yes&trackingid=RSS

Mas qual a grande vantagem da utilização da tag link com canonical?

Durante o processo de indexação pelos mecanismos de busca, o processo de verificação de conteúdo e principalmente conteúdo redundante poderia utilizar mais recursos computacionais do que o necessário, causando um overhead, e talvez um website poderia não ser totalmente indexado, deixando páginas importantes de fora. A criação desta tag para endereço canônica, ou seja, endereço que identifica o mesmo conteúdo, facilita em muito o processo de indexação, simplificando também o processo. Os grandes gerenciadores de conteúdo (WordPress, joomla, etc) já implementaram estas mudanças, então se o seu site ou blog utiliza estas ferramentas, não precisa se preocupar em realizar modificações.

Muitos sites poderiam estar sendo punidos por utilizarem estrutura de URL confusas ou complicadas, gerando um falso positivo para conteúdo duplicado. Neste sentido, a adesão a esta nova tag (canônica) é muito positiva e possivelmente trará benefícios de posicionamento para estes websites. É fato que sites que possuem uma qualidade técnica superior, possuem vantagem competitiva na indexação, vale ressaltar alguns pontos:

  • Correta utilização de meta tags
  • Estrutura de links internos planejada
  • Código html enxuto
  • Páginas contendo somente código javascript necessário
  • Imagens otimizadas para web
  • Servidor rápido
  • Utilização de cache

Em resumo, a parte técnica importa bastante para SEO também, é sempre bom ficar atento aos detalhes!