Title Tag: Conceitos Básicos
O que é a Title Tag?
A title tag consiste na informação que vai aparecer na barra de navegação do seu navegador quando você entrar no site, ou seja, é o título da página. Ela é de importância fundamental no processo de SEO, pois é uma das primeiras variáveis textuais que o crawler examina quando chega no seu site; podendo a title tag ainda ser utilizada para extrair informações sobre o possível assunto do conteúdo da página.
Outra importância que a Title Tag tem é ser o texto “âncora” que vai aparecer nos sites de busca como sendo o texto clicável, (link) que vai para o seu site.
Tenha isso sempre em mente ao realizar a otimização do seu site: a Title Tag deve ser chamativa, objetiva e explicativa: levando a pessoa a querer clicar no seu site, mas sendo honesta o suficiente a indicar que tipo de conteúdo o usuário vai encontrar.
Como usar a Title Tag
A localização das title tags deve ser sempre dentro das tags head. Uma vez localizada corretamente a posição da title tag dentro da tag <head></head> não importa.
A sintaxe da tile tag é a seguinte:
<title>Exemplo de título da página</title>
Escrevendo a sua Title Tag
Existem algumas práticas comuns no que diz respeito a title tag, por exemplo: colocar o nome da companhia para fortalecer a marca e dar identidade ao site. Se a sua marca já for forte então colocá-la na title tag é essencial.
Outra prática interessante a ser adotada é sempre ao escrever a title tag, aproveitar para fazer uma pequena descrição da página. Isso além de ser interessante para fornecer informações extras ao crawler, também é valido para facilitar a navegação e deixar claro para quem navega qual conteúdo esperar, evitando taxa de rejeição onde o usuário abre o conteúdo e fecha, por não ser o que procurava.
Se estiver utilizando o Google Analytics em seu site para acompanhar o comportamento dos visitantes, saiba que o GA diferencia suas páginas pelo título e em algumas ocasiões pela URL. Se ficar alterando seus títulos periodicamente talvez não fique muito intuitivo identificar a página em questão na interface.
Algumas dicas para a title tag
Abaixo mais algumas dicas básicas de como escrever uma boa title tag levando em conta o SEO:
- Sempre que possível, utilize a keyword (palavra-chave) mais importante daquele conteúdo na sua title tag (ou nome da marca da empresa)
- Evite títulos muito longos, os buscadores e indexadores possuem uma limitação de caracteres para exibir o título
- Seja criativo e utilize uma title tag chamativa
- Assim como na meta description tag, cada página deve ter uma title tag única, colocar o mesmo título para todas as páginas além de confundir quem navega no site pode também confundir o crawler e fazer as suas páginas competirem entre si.
- Se for definir um padrão na criação das title tags, lembre-se de utilizar ele em todo o site