Qual o tamanho do mercado de Internet no Brasil?

Brasil

Brasil em 2009: 20 Computadores por minuto, 1200 PCs por hora

Atualmente o Brasil é com certeza um dos países onde mais se vendem computadores no mundo. Com a marca da venda de aproximadamente 20 máquinas por minuto, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido. Em 2010, a previsão é inclusive que o Brasil se torne o quinto maior mercado atrás apenas dos Estados Unidos, China, Índia e Japão. Ano passado foram vendidos no Brasil aproximadamente 13 milhões de computadores. Um dado interessante sobre as vendas de computadores no Brasil é a preferência por notebooks. Os laptops atualmente representam 33% de todas as vendas, ou seja 1 a cada 3 computadores vendidos. Esse fato se deve principalmente a evolução dos Notebooks que com o passar do tempo foram ficando mais robustos e também mais baratos. Pouco tempo atrás, era preciso desembolsar R$4.000,00 reais para comprar um Notebook razoável e R$2.000,00 para um bom desktop. Hoje em dia com R$1.200,00 ou R$1.500,00 é possível adquirir um bom computador.

Fatores positivos e mercado de Internet em alta

Nos últimos anos vários fatores positivos trabalharam em paralelo para que o mercado de computadores e internet no Brasil prosperasse: o dólar estável e relativamente barato (apesar de ter tido uma alta razoável em 2008), a fartura de dinheiro disponível para financiamentos nos bancos que possibilitou que as classes C e D também tivessem acesso a tecnologia a prestações baratas e prazos longos e também o gosto natural que o Brasileiro tem por tecnologia. Pode parecer uma afirmação subjetiva, mas é fato que o Brasileiro tem sim, uma predileção natural por tecnologia e novidade, esse fato pode ser demonstrado por exemplo, comparando a renda média das famílias Brasileiras com as famílias de países mais desenvolvidos e a quantidade de computadores vendidos, aqui se gasta muito mais com tecnologia.

Além do fato das vendas de computadores estarem em alta, temos também um próspero mercado de Internet. Poucos anos atrás, Internet era cara, poucas pessoas tinham acesso e a imensa maioria acessava por conexão discada (o que já havia sido superado por outros países anos atrás). Mas recentemente, junto com as vendas de PCs houve também um grande aumento da quantidade de pessoas que tem acesso à web. Esse fenômeno vem acontecendo em 2 frentes: nas classes A, B e C, a quantidade de assinantes de banda larga vem crescendo a passos largos, atualmente temos cerca de 5.000.000 de assinantes de banda larga e esse número cresce cerca de 5% ao ano. Por outro lado, nas classes D e E, o número de pessoas com acesso a internet vem crescendo graças a expansão das Lan-House. Devido ao grande movimento dessas casas hoje em dia, a hora de internet está cada vez mais barata e acessível a todos.

Cenário positivo também para as empresas

Com o aumento do número de acessos a Internet, o cenário também está favorável a expansão do e-commerce. Nunca se acessou tanto a internet e nem se fez tantas compras de produtos e serviços pela rede como se está fazendo hoje em dia. O Brasil é o líder absoluto no ranking do e-commerce na América Latina, 80% da participação de todo o mercado latino está no Brasil (mais uma vez comprovando o fato da predileção do Brasileiro pela tecnologia). O crescimento do mercado, no entanto, gera mais competição, o que também explica o crescimento do mercado de SEO no Brasil nos últimos anos. Há 4 ou 5 anos atrás, nem se ouvia falar de otimização de sites, hoje em dia, a maioria das empresas que investem na internet tem departamentos próprios de SEO ou então contratam empresas especializadas para esta tarefa.

Mercado aquecido, predisposição cultural e fatores favoráveis, se a sua empresa ainda está fora do mercado de Internet, é melhor pensar seriamente no assunto! Em 2023 o Brasil encosta no total de 165 milhões de brasileiros com acesso a internet, e se estabiliza na quinta posição mundial.