O mercado de SEO e web marketing

Mercado de web marketing

O gigantesco mercado da Internet no Brasil

O Brasil tem um dos maiores mercados de Internet do mundo! Isso é fato. Temos 190 milhões de habitantes (2009), entre esses temos cerca de 90 milhões de pessoas que tem acesso à Internet, seja de casa ou mesmo através de lan house. Mas o mais interessante nesse quadro nem é o tamanho do mercado Brasileiro e sim o fato de ele estar em crescimento. Sim, o Brasil é um dos países onde o número de pessoas que tem acesso a internet aumenta a cada ano e também é o país onde mais cresce o número de transações on-line, tais como: compras em sites de e-commerce e transações bancárias. O Brasileiro gosta muito de Internet!

A importância do e-commerce, SEO e web marketing

Divulgar e anunciar na Internet é barato (comparando custo com marketing nas mídias tradicionais) e cada vez mais vantajoso. Alguns poucos anos atrás as vendas pela Internet correspondiam a 5%, 10% das vendas e faturamento das empresas, hoje em dia, para quem investe em comércio eletrônico esse percentual facilmente passa dos 30%. Em alguns empreendimentos, as vendas só ocorrem pela Internet.

É justamente neste ponto que o SEO entra no jogo. Hoje em dia, como cada vez mais e mais empresas investem em Internet, a concorrência está cada vez maior, está difícil se destacar. Ter um site não é mais um diferencial como a 10 anos atrás, ter um site hoje é essencial.

Quem quer tirar o melhor proveito da Internet (e ganhar dinheiro), tem que investir em web marketing e SEO: lembre-se, isso não é custo, é investimento! Uma empresa que investe em SEO e aparece na primeira página dos buscadores, tem a sua marca consolidada, uma vez que ela tem uma marca forte na Internet, com certeza suas vendas aumentam. É um ciclo positivo, mais visibilidade, mais vendas, quanto mais vendas mais a empresa fica em evidência.

Quanto vale a pena investir em SEO?

Essa é uma pergunta oportuna. Depende do perfil da empresa, ou melhor, depende do perfil dos clientes da sua empresa. A faixa etária, classe social, cultura, idade, tipo de produto, todos são fatores que podem influenciar na estratégia de marketing.

Se o perfil do seu cliente for do tipo tradicional, ele pode até acessar seu website para verificar os produtos, mas provavelmente irá fazer a compra presencialmente. Esta barreira de desconfiança ainda existe, e o cliente opta até a pagar um pouco mais caro, mas precisa ver o produto e levar o mesmo para casa no momento da compra.

Agora, se o seu cliente tiver um perfil aberto a tecnologia e as novidades que ela proporciona, com certeza não terá tantos impedimentos para realizar compras online. Há ainda aquele perfil híbrido, que precisa ver o produto presencialmente, e depois sai a procura dos melhores preços online.

Desta forma, caso o perfil do seu cliente estiver alinhado com os produtos e serviços ofertados, vemos a grande tendência e potencial de vendas com e-commerce. O SEO técnico é essencial, e deve estar presente desde o início da sua presença online. Já suas expectativas de vendas devem estar alinhadas com a verba direcionada para marketing. Uma campanha de SEO focada em conteúdos virais, micro influenciadores, é fundamental. Mas inicialmente, talvez investimentos com links patrocinados (Google Ads) possam fazer mais sentido, até entender melhor a estratégia que funciona melhor para seu nicho.