Pagerank: Afinal pra que ele Serve?

A História do Pagerank

Embora muita gente não saiba, o primeira search engine a desenvolver um sistema que atribuia valor ao site através dos links que ele recebia foi o antigo Altavista e não o Google. No entanto o sistema desenvolvido pela Altavsita era rudimentar e facilmente manipulavel por cheaters e spammers que se uniam para criar links artificiais entre sí e elevar o valor dos seus sites.

O conceito do Pagerank em sí surgiu no ano de 1998 e foi desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin enquanto cursavam a Universidade de Stanford. No novo conceito que estava sendo criado eles aprimoraram a ideia inicial do Altavista passando a levar em conta mais fatores ao invés de simplesmente da quantidade. Entre as estas novas idéias desenvolvidas por Page e Brin e implementadas nas primeiras versões do Pagerank ( na época batizado de linkrub ) tinhamos:

  • Valor do Link: Nem todos os links tem o mesmo valor. O link de uma página que possuísse um Pagerank mais alto teria mais valor que o link recebido de uma página com Pagerank mais baixo .
  • Somente um Link Válido : Outro conceito interessante, agora cada página poderia fazer somente um link válido para outra, ou seja, se uma página do site A fizesse mais de um link para uma página do site B, somente o primeiro link encontrado contaria.
  • Links de Páginas Relacionadas: No novo conceito que estava sendo desenvolvido se a sua página falasse de “aviões” por exemplo e recebesse um link de outro site que também falasse do mesmo assunto, este link teria mais valor que o link recebido de uma página que falasse sobre informática.

Note que todas estas idéias foram desenvolvidas por um único motivo: evitar ao máximo a manipulação de resultados, justamente o ponto onde as métricas do Altavista e de outros sites anteriores falharam. Basicamente a idéia do Pagerank era dizer que páginas que recebessem links de páginas importantes também deveriam ser importantes. De lá pra cá o algoritmo do Pagerank recebeu milhares de pequenas melhorias e algumas centenas de grandes modificações, mas o conceito basicamente ainda é o mesmo e é baseado naquelas 3 idéias originais.

O Papel do Pagerank

A primeira coisa para entender o funcionamento e o papel do Pagerank é demolir um velho mito de SEO e otimização de sites que muitos profissionais acreditam, que diz que o Google baseia a classificação dos sites no Pagerank. Isso não é verdade. Nos primeiros anos do Google o Pagerank tinha sim um papel maior, mas hoje em dia o Pagerank é apenas um dos muitos fatores considerados na classificação. Tanto isto é verdade que frequentemente sites com pageranks menores ficam na frente de sites com pagerank maior para pesquisas com algumas keywords.

Hoje em dia o Pagerank tem basicamente 2 papéis:

  • Feedback: O Google usa o Pagerank para indicar aos desenvolvedores que eles estão fazendo um bom trabalho e respeitando os conceitos regras do Google, ou seja, se você está fazendo um trabalho sério, bom e com tudo dentro dos conformes, seu site vai gradativamente ganhando um Pagerank mais alto.
  • Quesito de Desempate: Se em uma determinada pesquisa para alguma keyword, dois ou mais sites estiverem com uma classificação muito parecida e tiverem uma relevância semelhante, o Google vai usar o Pagerank dos mesmo para desempatar e decidir qual vai aparecer primeiro.

O Funcionamento do Pagerank

Numericamente falando, o Pagerank é dado por um valor que vai de 0 a 10 em uma escala exponencial. Traduzindo: o valor Pagerank é de no mínimo zero e de no máximo 10, sendo que ele é mais facil de aumentar no inicio do que no final (aumentar de 0 para 1 exige menos esforço do que aumentar de 7 para 8 por exemplo).

Quanto mais Alto mais dificil subir...

O Google tem uma velha política de não revelar exatamente as suas métricas e segredos do funcionamento dos seus algoritmos. Mas basicamente o Pagerank de uma página é medido segundo a seguinte fórmula:

PR(a) = (1 – d) + d ( (PR (s1) / C (t1) + (PR (s2) / C (t2) … + PR (sn) / C (tn) )

PR = Pagepank
a = Site A, sobre o qual está sendo medido o PageRank
d = Fator de Amortecimento do site ( fator que depende do Pagerank atual )
s1, s2, … sn = Sites que apontam para o site A
C = Número de links vindos das páginas tn

Algumas Curiosidades sobre o Pagerank

  • O Pagerank da grande maioria dos sites da Internet possui é 0 ou Unranked (ainda não foi medido)
  • Somente Três Sites no mundo todo possuem Pagerank 10 hoje em dia: o próprio Google em Ingles (o Google do Brasil tem Pagerank 8), o site do governo Americano e o site da Adobe.
  • O Yahoo! já chegou a ter Pagerank 10 por um tempo, mas hoje em dia está com 9
  • O versão brasileira do Orkut é a que tem o maior Pagerank dentre todas (o Brasil é o pais onde mais se tem perfis de Orkut no mundo)

Caso você queira medir o Pagerank do seu site, o Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Toolbar para ser instalada no seu navegador. Por enquanto é isso qualquer dúvida, já sabe, deixe seu comentário!