Google: o império ataca

Google e a hegemonia no mercado de internet

Google: um império engolindo os mercados de search engines e publicidade online

Há algum tempo devido à crise Americana, vem circulado rumores na Internet de que o todo-poderoso Google estaria passando por dificuldades financeiras sérias.

Esses rumores foram sustentados por alguns fatos tais como a veiculação de novas propagandas em sites do Google que oficialmente não tinham ads, tais como o Orkut, Gmail e até mesmo o Youtube.

Sim, são fatos concretos, mas podem indicar também uma mudança de postura e não dificuldades financeiras, afinal o Google é uma empresa que gera empregos e paga impostos, precisa de lucro.

Mas voltando ao foco inicial, o Google (apesar dos rumores acima) continua a sua campanha rumo a conquista do mercado de Search Engines. Segundo o Search Engine Journal, em uma matéria do dia 12 de Abril recente, o Google cresceu acima das expectativas no ano de 2008, totalizando um ganho de +16,7%. Somando essa porcentagem de crescimento ao tamanho que o Google já tinha nestes mercados, agora ele acumulou a mísera quantia de 64,2% do mercado de Search Engines e publicidade online.

Yahoo!, Microsoft e AOL: os concorrentes tentam manter competitividade

Mas a guerra não está ganha. Entre os “pequenos” temos ainda dois concorrentes bem fortes do Google: Yahoo! através do seu sistema de busca e de publicidade online e também a Microsoft com o seu MSN Search System (futuro Bing!).

Inclusive temos uma curiosidade: há algum tempo essas duas empresas vem planejando uma união estratégica para balançar o império do Google. Embora tenha tido um crescimento pífio em comparação ao Google no ano de 2008, apenas 0,3%, o Yahoo! vem se mantendo firme como o segundo maior sistema de busca e publicidade online da Internet mundial. Os 0,3% pode ser pouco, mas comparado aos outros pequenos que tiveram perdas de mercado, até que é um bom resultado.

Caso Yahoo! e Microsoft enfim realizem a sua fusão, teremos um novo concorrente que pode ser capaz de ser uma ameaça real ao Google, ou mesmo manter certa competitividade. Juntos eles teriam quase 25% do mercado (pela primeira vez em mais de 10 anos, teríamos um concorrente do Google com tamanho maior que 20% do mercado).

A America Online (AOL) uma empresa super tradicional e muito forte do mercado Americano também está dando alguma cartadas. Apesar de ser menor que o Yahoo! e Microsoft, a AOL vem crescendo mais, foram 6,6% no ano passado. A AOL também na sua estratégia de reestruturação vem realizando importantes pesquisas, na área de busca semântica e também contratando alguns figurões de peso tais como o seu novo CEO Tim Armstrong que saiu diretamente do Google para a AOL.

Google e os novos mercados

Enquanto os seus concorrentes brigam e dão tiros pelo mercado Web, o Google do alto da sua primeira posição folgada, se sente a vontade para expandir seus domínios para além do mundo virtual. Hoje em dia o Google já não é mais uma simples empresa pura de internet, vem se destacando também pelas atuações e parcerias estratégicas com empresas tais como a NASA. O Google também tem investido em energia (isso mesmo!), desenvolvendo o sistema Android para celulares e também sendo o principal expositor da Cloud Computing (computação nas nuvens).