Google 2009: Atacando com Tudo!

PageRank 2009: Mais Importância para a Integração dos Sites

PageRank 2009: Privilegiando os sites mais bem integrados

No dia primeiro de Janeiro de 2009 o Google atualizou oficialmente o algoritmo do PageRank. Ao contrário das atualizações anteriores que foram de pequeno porte, essa pode ser considerada uma alteração significativa. Além de serem corrigidas falhas internas que permitiam alguns tipos de manipulação de resultados do PR  (como de praxe essas melhorias e as falhas não sendo reveladas) um dos fatores do PageRank dessa vez ganhou mais peso, os Outbound Links (links externos). Antes o fator absoluto que em linhas gerais determinava o valor do PageRank eram os Inbound Links ou Backlinks (links que chegam até o seu site) e a qualidade dos sites que linkavam para o seu site. Agora este fator (que continua sendo o mais importante) divide a importância com os links externos, ou seja, agora também é importante que o seu site receba e faça links para sites de grande qualidade. Essa alteração é interessante, pois beneficia sites bem integrados com outros sites relacionados ao mesmo assunto e faz com que percam PageRank sites que são inflados artificialmente com links externos e sites que participam do Black Hat de Link Farm (plantação de links).

Claro, não é nem preciso dizer que tudo deve ser feito de maneira natural e harmoniosa, não adianta sair linkando pra todo mundo, esperando com que o PageRank aumente, tudo tem que ser feito de modo sério, já que juntamente com a alteração do PageRank tivemos também melhorias no Googlebot que teve o seu mecanismo de detecção de Link Farming aperfeiçoado, além de maior relevância para as páginas web que estão em processo de adequação para Otimização de Sites.

Google Chrome 2009: As Novidades do Google Chrome 2

As principais melhorias do Google Chrome 2 são relativas a melhorias na segurança, correção de bugs gerais ( bugfixes ) e aumento da velocidade de carregamento das páginas devido a melhorias internas (estimativas apontam aumento de velocidade entre 5% e 12%). Do ponto de vista do usuário as maiores novidades são a criação de um sistema de contas de usuários (quando uma nova conta é criada no Google Chrome 2, os favoritos, os icones, os sites mais visitados e as senhas ficam individualizados para cada usuário):

Sistema de Profiles do Chrome 2: Navegando de Maneira Personalizada

Foi desenvolvido também um sistema de auto-completar para os campos de texto e formulários (algo básico que o Chrome 1.0 não tinha):

Sistema de Auto-Completar para Textboxes e Formulários: Novidades do Chrome 2.0

E o sistema de zoom nas páginas também foi aperfeiçoado e agora está dando zoom tanto nas figuras quanto nas fontes, de maneira equilibrada:

Sistema de Zoom do Google Chrome 2: Agora o Funcionamento está Perfeito

Google Favicon 2009: Mais Cores para o Logotipo

Além das melhorias no PageRank e da versão Beta do Google Chrome 2, agora no inicio de 2009, o Google também adotou um novo Favicon ( icone que aparece no titulo do navegador ). Até o momento que este artigo foi escrito nem todos os sites da rede Google tinham adotado o novo logotipo. Por hora apenas os principais programas e sistemas oficiais do Google tais como o Google Adsense e o proprio google.com já adotaram o novo logo, substituindo o velho e bom logotipo azul de 2008.

Abaixo o desenho oficial do novo Favicon do Google ( no tamanho oficial ):

Novo Favicon do Google, desenho baseado nas idéias de um Brasileiro

A idéia do Google ao lançar seu novo Favicon, era dar uma idéia mais arrojada e que refletisse bem o espírito da empresa que está sempre investindo em inovação e diversidade. Foi lançado um concurso e varias pessoas do mundo todo enviaram propostas para o Google para um novo icone. O escolhido, entre milhares de desenhos enviados, foi o desenho de um Brasileiro!
André Resende, o escolhido, é estudante do curso de Ciência da Computação da UNICAMP e está envolvido com um projeto do MEC que envolve o desenvolvimento de Mídias Digitais. Abaixo, como curiosidade, alguns Favicons do Google, alguns foram usados, outros ficaram só na prancheta:

Favicons do Google: Alguns foram usados, alguns ficaram no rascunho