Google Analytics: mini dicionário de termos técnicos

Google Analytics - planejamento estratégias

Google Analytics: a plataforma de análise e acompanhamento de sites do Google

O Google Analytics como todos sabem é o sistema de análise de desempenho de sites mais usado e também bastante completo. Nove a cada dez profissionais de SEO também fazem uso do Analytics para preparar seus relatórios e traçar estratégias. Veja abaixo a lista dos principais termos técnicos que aparecem nos relatórios para um melhor entendimento, a relação abaixo destaca os nomes originais em Inglês e a tradução para Português.

Principais termos técnicos do Google Analytics

  • Visits / Visitantes (Usuários): A principal informação apresentada pelo Google Analytics. Corresponde a quantidade absoluta de visitantes (usuários) que acessam seu website. É interessante salientar, que os visitantes são absolutos, ou seja, se um visitante entrar no seu site mais de uma vez por dia, somente a primeira vez irá ser computada, pois o Google consegue rastrear através de cookies e identificar que os diversos acessos são do mesmo usuário.
  • Pageviews / Exibições de Página: Os pageviews ao contrário dos visitantes indicam a quantidade total de páginas exibidas no seu site por período (dia, mês ou semana). Se uma pessoa entrar no seu site mais de uma vez por dia, neste caso, para cada visita será contado um novo pageview.
  • Bounce Rate / Taxa de Rejeição: A taxa de rejeição no Google Analytics é o índice que indica a qualidade das visitas do seu site. De nada adianta ter 10000 visitas por dia, se a rejeição está alta. O índice de taxa de rejeição é determinado por 2 fatores: a quantidade de páginas que o visitante passou quando visitou o seu site e também o tempo médio que ele ficou em cada página. A menor da taxa de rejeição é um dos principais focos das campanhas de SEO. Tem também com objetivo garantir que o visitante está acessando o conteúdo que procura e que gostou do que encontrou.
  • Avg. Time on Site / Tempo Médio no Site: Outro termo do Google Analytics que determina a qualidade das visitas, quanto mais tempo os visitantes ficam em um site, maiores as chances de realizar uma venda de um produto ou serviço.
  • New Visits / % de Novas Visitas: Essa taxa representa diariamente a quantidade de novos usuários que entraram no seu site no dado período. É uma excelente métrica para identificar o crescimento do seu site e a capacidade de atrair novos visitantes ao longo do tempo.
  • Map Overlay / Cobertura do Mapa: Nesta seção podemos ver as cidades, regiões e países de onde estão vindo as suas visitas. É interessante para saber se o site está atraindo o mercado e regiões para o qual foi projetado. Caso o usuário esteja realizando um acesso por navegação anônima ou com login no google e não permite rastreio seus dados podem aparecer como Not Set (não definida ou desconhecida).
  • Traffic Sources Overview / Visão Geral das Fontes de Tráfego: Traffic Sources Overview indica qual a fonte do tráfego do seu site. O trafego pode vir basicamente de 5 fontes primárias: de buscadores orgânicos tais como o Google, de sites de referência (sites que fazem link para o seu site), mídias sociais, tráfego pago (adwords), ou então de tráfego direto (as pessoas que escreveram o endereço do site na barra do navegador). Em geral a principal fonte de vistas de um site são os buscadores, no entanto empresas fortes, com marca forte, tendem a ter uma grande quantidade de visitantes vindos de trafego direto.
  • Content Overview / Visão Geral do Conteúdo: Indica quais são as páginas que estão sendo mais visitadas no seu site. Um site de notícias tende a ter a página principal como a mais visitada, por ser atualizada diariamente.