Descubra o Perfil dos Seus Visitantes com o Google Analytics

Conhecer bem o perfil de quem consome os seus produtos ou serviços é algo imprescindível para as empresas. Conhecendo bem este perfil pode-se direcionar melhor os produtos ou serviços e focar o marketing nos nichos de mercado corretos. O mesmo vale para o site da sua empresa. Conhecer bem o perfil de quem visita o seu site permite que durante o processo de SEO ele seja otimizado de um modo a deixar os seus visitantes 100% satizfeitos. Outra questão é o fato de que se o seu site estiver atraindo visitantes de um perfil diferente daquele que a sua empresa focava, conhecendo este fato é possivel reotimizar o site para tentar atrair o nicho certo de consumidores.

Sessão da Segmentação do Visitante do Google Analytics

Segmentação dos Visitantes no Google Analytics

Nos menus do Google Analytics dentro do menu principal na sessão de visitantes, existe uma área chamada Segmentação dos Visitantes. Nesta sessão temos diversas informações que permitem traçar o perfil de quem visita o seu site, as principais são:

  • Idiomas: Nesta seção é possivel ver o idioma do páis de origem dos seus visitantes, sendo possivel ver também a quantidade de visitas, o tempo médio no site e a taxa de rejeição para cada idioma.
  • Navegadores: Nesta área do Google Analytics há uma tabela que exibe a porcentagem de cada tipo de navegador que os usuário usaram para navegar no seu site. Essa informação é interessante para você poder tomar conciência de todos os navegadores que os seus visitantes estão usando e fazer a otimização de sites para todos os navegadores, afinal de nada adianta o seu site abrir perfeitamente no Firefox e dar problema no Internet Explorer por exemplo.

Google Analytics Exibindo a porcentagem de visitas de cada navegador

  • Sistemas Operacionais: Sessão do Google Analytics que informa a partir de quais sistemas operacionais o seu site foi acessado.
  • Cores de Tela: Exibe as resoluções de cores de tela que os seus vistantes tem em seus monitores. Se a maioria ou grande parte de seus visitantes usa monitores mais humildes por exemplo, é interessante considerar otimizar o site para que ele tenha um layout gráfico mais simples e que seja melhor visualizado nestas telas.
  • Resuluções de Tela: Resoluções de tela consistem no tamanho das tela, no tamanho em que os monitores foram configurados para exibir as imagens. Esta informação do Google Analytics é interessante para saber por exemplo se o seu site está sendo bem visualizado. Verifique as resoluções de tela encontradas no gráfico e teste seu site em todas elas, se for o caso otimize o site para um melhor resultado geral.

Diferentes Resoluções de tela dos seus visitantes

  • Suporte a Java: Em alguns casos, alguns recursos que você utiliza no seu site não são compatíveis com os recursos instalados nas máquinas de quem visita o seu site por isso é sempre bom consultar estatítisticas como a presença de suporte a Java.

Cobertura Geo Map do Google Analytics

Essa seção do Google Analytics é bem interessante, ela mostra a localização no mapa do mundo de onde estão vindo as visitas para o seu site. Este relatório é gerado a partir dos dados de Geo Targetting que o Google coleta dos visitantes.

Cobertura Geo Map do Google Analytics

Passando o mouse em cima de um dos países é possivel ver quantos visitantes partiram dali e clicando neste país refinamos o relatório, aparecendo de que cidade ou região veio a visita.

Por enquanto é isso, qualquer dúvida sobre esse ou outros assuntos, só deixar o seu comentário. Abraços !