Compare seu site com o concorrente no Google Analytics

Comparação de Marcas / Comparativo de Mercado no Google Analytics

Encontrando a comparação de marcas nos menus do Google Analytics

Muitas vezes os dados e estatísticas por si só não dizem muita coisa, é preciso quantificados os dados em informações úteis para o modelo de negócio. Você pode estar tendo um resultado excelente em SEO e não conseguir quantificar corretamente as variáveis. Para solucionar este problema, existe uma função do Google Analytics que se chama Comparação de Marcas. Através dela é possível exibir alguns gráficos que nos dizem como está se comportando nosso site em relação aos sites concorrentes diretos e de tamanho e quantidade de visitas equivalentes. Para acessar essa função do basta entrar pelo menu do Google Analytics: Visitantes -> Comparação de Marcas.

Os gráficos de comparação de marcas / mercado

O primeiro passo para poder fazer a comparação da sua marca é escolher qual a categoria de sites da sua concorrência, para isso basta clicar em Abrir Lista de Categorias na parte superior desta tela e selecionar a categoria que mais se assemelhar a categoria do seu site e dos seus concorrentes. Nem todas as categorias de negócios estão presentes nesta função do Google Analytics, caso o seu ramo de atuação não esteja presente, basta selecionar Todos e a comparação será feita com a média relativa a todos os sites do mesmo tamanho do seu e que tenham o Google Analytics instalado.

Selecionando a categoria dentre as disponíveis no Google Analytics

Uma vez escolhida a categoria, vamos aos relatórios:

Gráfico das Médias de Visitas no Google Analytics

  • Média de Visitas: Neste relatório do Google Analytics é possível comparar a média de visitas dos sites que estão no mesmo patamar do seu estão tendo com a média de visitas que o seu site está tendo. Através desta comparação é possível ver se o seu desempenho está bom ou não comparando com os sites equivalentes.

Comparando a taxa de rejeição com os concorrentes no Google Analytics

  • Taxa de Rejeição: Neste Gráfico é possível comparar se o seu site está tendo uma qualidade e um apelo acima da média em relação aos seus concorrentes ou a qualidade está inferior medindo a taxa de rejeição.

Exibições de página do seu site e da média dos concorrentes

  • Exibições de Página: Também é um relatório do Google Analytics bastante interessante pois comparando a quantidade de exibições de páginas que o seu site está tendo em relação aos concorrentes é possível ver se os usuários estão navegando muito ou pouco no seu site. Claro se o seu site tiver poucas páginas naturalmente terá um índice de exibição de páginas pequeno, mas caso ele tenha muitas páginas e tenha uma quantidade de exibições baixa é sinal de que alguma coisa pode estar errado.

Comparação do tempo médio no site no Google Analytics

  • Tempo Médio no Site: É uma estatística interessante se for examinada levando em conta também as exibições de página. Muitas vezes pode acontecer do seu site ter poucas exibições de página porque os usuários estão tendendo a ficar bastante tempo em poucas páginas ao invés de navegar.

Média de quantidade de páginas por visita em comparação com o concorrente

  • Páginas/Visitas: Basicamente um gráfico que une as informações apresentadas nos gráficos de média de visitantes com as informações do gráfico de exibições de páginas. Também dá uma boa ideia do nível de navegação que o seu site está tendo.

Porcentagem de novas visitas, comparação com os sites equivalentes

  • Novas Visitas: Uma das estatísticas mais interessantes do Google Analytics na minha opinião. Um site que tem um alto índice de novas visitas em geral sempre indica um site que está crescendo (e a equipe de SEO está fazendo um bom trabalho), afinal, se o seu site for bom novos visitantes sempre vão fazer uma propaganda espontânea positiva dele.