Comparação de Marcas no Google Analytics
Muitas vezes os dados e estatítisticas por sí só não dizem muita coisa.. Você pode estar tendo um resultado excelente em otimização de sites e não saber e do mesmo modo você pode estar se satizfazendo com um resultado mediocre sem perceber. Para solucionar este problema existe uma função do Google Analytics que se chama Comparação de Marcas. Através dela é possivel exibir alguns gráficos que nos dizem como está se comportando nosso site em relação aos sites concorrentes diretos e de tamanho e quantidade de visitas equivalente. Para acessar essa função do basta entrar pelo menu do Google Analytics: Visitantes -> Comparação de Marcas.
Os Gráficos de Comparação de Marcas
O primeiro passo para poder fazer a comparação da sua marca é escolher qual a categoria de sites da sua concorrencia, para isso basta clicar em Abrir Lista de Categorias na parte superior desta tela e selecionar a categoria que mais se assemelhar a categoria do seu site e dos seus concorrentes. Nem todas as categorias de negócios estão presentes nesta função do Google Analytics, caso o seu ramo de atuação não esteja presente, basta selecionar Todos e a comparação será feita com a média relativa a todos os sites do mesmo tamanho do seu e que tenham o Google Analytics instalado.
Uma vez escolhida a categoria, vamos aos relatórios:
- Média de Visitas: Neste relatório do Google Analytics é possivel comparar a média de visitas dos sites que estão no mesmo patamar do seu estão tendo com a média de visitas que o seu site está tendo. Através desta comparação é possivel ver se o seu desempenho está bom ou não comparando com os sites equivalentes.
- Taxa de Rejeição: Neste Gráfico é possivel comparar se o seu site está tendo uma qualidade e um apelo acima da média em relação aos seus concorrentes ou a qualidade está inferior medindo a taxa de rejeição.
- Exibições de Página: Também é um relatório do Google Analytics bastante interessante pois comparando a quantidade de exibições de páginas que o seu site está tendo em relação aos concorrentes é possivel ver se os usuários estão navegando muito ou pouco no seu site. Claro se o seu site tiver poucas páginas naturalmente terá um indice de exibição de páginas pequeno, mas caso ele tenha muitas páginas e tenha uma quantidade de exibições baixa é sinal de que alguma coisa pode estar errado.
- Tempo Médio no Site: É uma estatística interessante se for examinada levando em conta também as exibições de página. Muitas vezes pode acontecer do seu site ter poucas exibições de página porque os usuário estão tendendo a ficar bastante tempo em poucas páginas ao invés de navegar.
- Paginas/Visitas: Basicamente um gráfico que une as informações apresentadas nos gráficos de média de visitantes com as informações do gráfico de exibições de páginas. Também dá uma boa ideia do nível de navegação que o seu site está tendo.
- Novas Visitas:Uma das estatísticas mais interessantes do Google Analytics na minha opinião. Um site que tem um alto indice de novas visitas em geral sempre indica um site que está crescendo ( e a equipe de SEO está fazendo um bom trabalho ) , afinal, se o seu site for bom novos visitantes sempre vão fazer uma propaganda espontânea positiva dele.
16 COMENTÁRIOS
Deixe um comentário Seu endereço de email não será publicado.
obrigado pelo artigo, tirou algumas duvidas do analytics.
Olá caros amigos.. Gostaria de uma informação referente a site de comparação de acesso em meu site. Que me passe quais as páginas e produtos mais acessados. Desde já agradeço.
OBS: Uma vez eu acessei um sie com estas informaçoes, que conseguia vizualizar os dados do concorrente, porém esqueci.
Oi Flávio,
excelente esta ferramenta. Eu não sou da área de desenvolvedor de sites e sim o proprietário do empreendimento, mas gostei muito de ver como o meu site está se comportando no mercado em relação à concorrência. Todavia eu tenho uma dúvida:
Não é possível eu comparar meu site com 2 ou 3 concorrentes específicos. Assim eu saberia se meus concorrentes mais diretos estão na minha frente ou não para que eu possa tomar decisões?
Grato pela atenção
Eder
Olá Diego!
Obrigado pela satisfação com nosso artigo! A equipe Mundo SEO agradece e aguarda uma nova visita! Fique sempre atento as dicas frescas de SEO e otimização de Site em nosso blog!
Abraços
Olá Anderson!
Este serviço é gratuíto, basta ter uma conta do Google Analytics ativa. Leia os passos de como ativar uma conta e instalar o Google analytics em seu site através de nosso tutorial básico: Tutorial Google Analytics
Se tiver alguma dúvida, basta avisar!
Abraços
Olá Marcelo!
Realmente, deve-se especificar o nicho de mercado, para que tenha uma margem real dos concorrentes. Desta forma a função de comparação agrega resultado relevante ao usuário! Com certeza a análise dos concorrentes é sempre viável para aquecer o mercado! Ficar atento também ao SEO e a Otimização de Sites do mesmo, para estar sempre a frente!
Excelente informação velho. Parabens. Abraço e visite-nos.
Esse serviço é pago? Como posso adquirir?
Obrigado!
Abraços
Entretando dependendo do mercado, muita pessoa não agregam à função comparação de marcas, assim trazendo uma amostra muito pequena em relação ao real mercado.
Olá Valden, sobre o Analytics
No rodapé dos resultados de algum relatório em Localizar: CONTENDO / EXCLUSÃO
Como é possível buscar 2 palavras ou mais, por exemplo: “animais, rj, gatos”
Mas que retorne resultados separados e não o termo completo “animais, rj, gatos”
algo como: “animais” OR “rj” OR “gatos”
É possível? até mais valeu
Grande Tiago !
Que bom que você gostou da dica :). Qualquer outra dúvida sobre Google Analytics só deixar seu comentário.
Abraços !
Valeu pela dica, eu não havia notado esta opção!
Um abraço!
Olá MaxRaven
Essa opção é bem legal mesmo né, pouca gente conhece. Como você falou a gente tá sempre “passando o olho” e não percebe. O GA é uma caixinha de surpresas é um dos melhores produtos da Google. Aqui na empresa o Google Analytics é uma das ferramentas que a gente mais usa 🙂
Valden, muito legal o artigo. Já havia visto esta opção no GA, mas nunca me dei conta mesmo do que se tratava, sempre só “passo o olho” nos relatórios, gostei mesmo da opção, muito útil (e gostei do que vi lá hahaha).
Muito obrigado.
É Leandro, dados soltos muitas vezes enganam os administradores e profissionais de SEO. Essa seção do Google Analytics que compara o seu site a média da concorrência é bastante útil nesse sentido.
Realmente essas informações são bastante úteis para que os administradores dos sites não fiquem “viajando” com relação ao nº de acessos.